• SaúdeVinhedo

    Vinhedo avalia utilizar Inteligência Artificial contra o câncer de mama

    Aparelho permite a identiciação precoce de nódulos no seis e antecipa tratamento

  • A Prefeitura de Vinhedo avalia comprar um aparelho de Inteligência Artificial para a detecção precoce contra o câncer de mama. A mesma tecnologia já é utilizada na cidade de São Caetano, Região do Grande ABC paulista. O maior benefício é a agilidade no exame, e também, a identificação de nódulos de menos de até um centímetro, que não são diagnosticados no exame de toque ou mamografia.

    A empresa detentora da tecnologia esteve reunida, nessa terça-feira (23), com o prefeito da cidade, Dario Pacheco (PTB) e com o secretário e Saúde, Milton Riboli. Se os testes se mostrarem satisfatórios, o objetivo da gestão municipal é comprar o aparelho já no próximo ano.

    De acordo com os representantes da empresa que criou a plataforma, o método é indolor, sem radiação ou contato físico. Além disso tem a capacidade de ajudar médicos a identificar lesões que podem provocar o câncer de mama, ampliando a capacidade de diagnóstico. O exame é simples, dura poucos minutos e a imagem vai diretamente ao médico para avaliação.

    Cerca de 20 segundos após captar a imagem da mama pelo exame de Termografia Mamária, o médico já consegue visualizar e analisar a imagem pelo computador. Caso seja necessário, ele já pode encaminhar a paciente para exames mais complexos.

    “Um dos grandes benefícios é utilizar essa ferramenta para identificar lesões com menos de um centímetro, que ainda são impalpáveis. É uma etapa anterior à mamografia”, explicou Milton Riboli

    LEIA TAMBÉM

    Vinhedo 40 Graus abre inscrições para torneio de basquete

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco