MundoSaúde

Covid-19: Vacina da Pfizer para crianças é aprovada pela agência europeia

Um terço da dose aplicada em adultos e adolescentes será no público infantil

Nesta quinta-feira (25), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A missão é garantir a imunização deste público e evitar um maior avanço da doença na Europa.

De acordo com a EMA, um painel de especialistas “recomendou ampliar a indicação da vacina Comirnaty [nome do imunizante] para incluir as crianças entre 5 e 11 anos”. Disse ainda que os “benefícios superam os riscos, especialmente naquelas com condições que aumentam o risco de Covid-19 grave”.

As crianças receberão um terço da dose aplicada em adolescentes e adultos, em duas doses com três semanas de intervalo, anunciou a agência europeia. Foi esta a dosagem usada nos testes da farmacêutica. Os efeitos colaterais foram classificados como “leves a moderados” e podem durar alguns dias. Entre as reações estão dor na área da aplicação, fadiga, dor de cabeça e/ou musculares e resfriado.

No Brasil, a Pfizer/BioNTech já fez o pedido da imunização à crinaças para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O assunto ainda está sendo analisado.

Pânico da Covid-19 na Europa

A Europa vive um drama com a quarta onda da Covid-19. Governos de diversos países tem adotado novamente os lockdowns. Situação grave ocorre na Alemanha, onde o país chegou a triste marca de 100 mil mortes pela doença.

Quase um anos depois do início da vacinação, a Europa voltou a ser a mais afetada pela pandemia no mundo e registrou mais de 2,5 milhões de casos e quase 30 mil óbitos em uma semana. Na quarta-feira (24), o braço europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o continente pode ter 700 mil mortes por Covid-19 até março.

Por isso a imunização de crianças e jovens é considerada um passo crítico para controlar a pandemia. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, as crianças já respondem pela maioria dos novos casos.

LEIA TAMBÉM

Áustria decreta lockdown para a população em geral

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios