Esporte

Formiga: A rainha que abriu as portas para o futebol feminino

Atleta se despede em goleada da Seleção Brasileira

Quando falamos de Seleção Brasileira Feminina, logo é feito uma associação com Marta, seis vezes melhor do mundo, mas principalmente também com Formiga. A história que começou em abril de 1995 certamente foi um marco para que o futebol entre as mulheres ganhasse uma enorme evolução a ponta de credenciar o Brasil como um celeiro de craques. Sim, falta uma medaha de ouro olímpica e uma Copa do Mundo para coroar o esporte. Mas por tudo o que Formiga mostrou, as herdeiras trarão de buscar estas conquistas.

O que Formiga deixa de legado paras as próximas gerações, além de talento com a bola no pé e o amor em vestir a amarelinha por 234 vezes e marcado 37 gols, é a questão da perseverança, amor e dedicação. Não a toa ela disputou sete edições da Copa do Mundo, sendo vice-campeã em 2007 e sete olimpíadas, com direito a duas medalhas de prata. Mas sem esquecer os títulos da Copa América Feminina de 2018, o tri campenonato dos Jogos Pan Americanos, além de outras taças nos clubes que jogou.

E foi graças a Formiga que qualquer menina, garota e mulher perdeu a vergonha de sair na rua para juntar amigos e amigas para jogar bola com gol caixote, um futsal, futebol de areia, gol com chinelos e claro, futebol no campo. Foi por causa de Formiga que novas e novas jogadoras vieram para mostrar que o lugar de mulher também é na bola. Além disso, elas também podem ser rainhas e as donas do pedaço em seus clubes.

Reverências

Marta fez uma surpresa à Formiga e uma reverência especial. Créditos: Divulgaçção/CBF

Formiga foi tão gigante na carreira que até mesmo a Rainha Marta, seis vezes melhor do mundo teve de se curvar e ficar de joelhos, em sinal de agradecimento e respeito pela eterna camisa  8. Enquanto isso, nas arquibancadas da Arena da Amazônia, a torcida se emocionou e aplaudiu de pé. Especialmente a mãe de Formiga, Dona Celeste, que viu pela primeira vez a filha jogando direto do campo.

Com a bola rolando, o Brasil estreou no Torneio Feminino e goleou a Índia por 6 a 1. O placar, sem dúvida foi uma homenagem à Formiga, que entrou no segundo tempo e com o apito final, todas as  jogadoras brasileiras e indianas fizeram um agradecimento especial.

Veja o discurso de Formiga:

“Dizer adeus não é fácil, né? Eu não me acostumo com essas coisas. Mas agradeço a todos pelo carinho, a todos que se empenharam bastante para que isso hoje acontecesse. Eu acho que quem ganha com tudo isso é o futebol feminino, por ter vocês aqui hoje prestigiando nossa Seleção, e que continue dessa forma.

Mesmo eu não estando mais dentro das quatro linhas, com certeza eu vou continuar, viu, Marta? Vou continuar contribuindo porque eu sei que muitas dessas garotas aqui tem um sonho, assim como você teve e conquistou. É nosso dever continuar dando essa oportunidade para que todas elas possam sonhar, ter o direito e o privilégio de jogar na melhor estrutura. Obrigada por suas palavras, continua comandando essa garotada que tem potencial até dizer chega, assim como você. Obrigada, nossa Rainha!

Obrigada, minha mãe, por a senhora ter enfrentado o medo de entrar num avião. Sou grata à senhora por tudo, a senhora me deu a chance de estar aqui hoje, assim como a Dilma Mendes. Obrigada, meu amor, por estar sempre comigo em todos os momentos. Agradeço a todos que passaram pela minha vida, atletas e comissão, porque todos deixaram um aprendizado para mim. Obrigada, Brasil, obrigada, Manaus, vocês dão show. Obrigada, comissão, obrigada, Fabinho, você sempre me ajudando com treinos físicos toda vez que precisei.

Obrigada a todas vocês. Boa sorte no torneio e não esqueçam: comprometimento com o trabalho, sempre. O poder, agora, está na mão de vocês.”

LEIA TAMBÉM

Corinthians perde do Ceará por 2×1 na Arena Castelão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios