MundoSaúde

Testagem contra a Covid-19 e isolamento é obrigatório para viajantes que vão ao Reino Unido

Dois casos da nova variante foram confirmados na Inglaterra

A partir deste sábado (27), o Reino Unido irá tomar medidas ainda mais restritivas contra a Covid-19, especialmente para os viajantes que chegarem à nação. Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, as novas medidas sanitárias se devem a variante ômicron, que já infectou duas pessoas na Inglaterra.

“Precisamos ganhar tempo enquanto nossos cientistas pesquisam, enquanto vacinamos e damos reforço”, disse Johnson em entrevista coletiva.

O premiê afirmou que viagens não serão canceladas, mas que qualquer pessoa que entrar no país deverá fazer um exame obrigatório do tipo PCR (o do cotonete) no segundo dia após a chegada. Além disso, todos os viajantes deverão se autoisolar até receberem o resultado do teste, podendo então sair. Desde que o resultado seja negativo.

“Precisamos diminuir a dispersão dessa variante no Reino Unido”, disse o premiê. “Ajudem a conter reforçando o uso de máscaras em ambientes fechados e no transporte público”. Segundo o governo britânico, as medidas poderão ser revistas após dez dias. O premiê disse ainda que mais informações serão divulgadas durante a semana pelo Ministério da Saúde.

Necessidade da vacina

Ainda no pronunciamento, Boris Johnson afirmou que, embora não haja dados suficientes sobre a eficácia da vacinação contra esta variante específica, o reforço na imunização pode oferecer mais proteção contra o vírus.

“Vamos ampliar a campanha de reforço e reduzir o tempo entre a segunda dose e a dose de reforço”, disse Johnson.

No entanto, ele reconheceu que ainda é cedo para tirar conclusões sobre o vírus e que os dados atuais mostram que a nova variante se espalha mais rapidamente e que também pode ser transmitida entre vacinados.

Nenhuma das atuais vacinas contra a Covid-19 evita 100% a infecção e transmissão. No entanto, as chances de o vacinado se infectar e transmitir são menores – e de desenvolver uma doença grave são menores ainda.

Os dois casos da nova variante ômicron são de dois moradores da Inglaterra, que passaram recentemente por países do sul do continente africano. “Esses indivíduos ficarão isolados com suas famílias enquanto mais testes e rastreamento de contato estão em andamento”, disse o ministro da Saúde do pais, Sajid Javid.

LEIA TAMBÉM

Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para seis países da África

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios