Tratamento gratuito da endometriose pelo SUS
A esperança do tratamento de endometriose, doença crônica que afeta 10% da população feminina no Brasil. Passa em 1ª votação na Câmara
Câmara Federal aprovou, em primeira votação, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o PL 3246/2021. Bem como, institui o Programa de Prevenção e Tratamento da Doença Endometriose, no Sistema Único de Saúde (SUS). A lei trás o direito do tratamento gratuito da endometriose, doença que atinge mulheres entre 25 a 35 anos.
A relatora do PL, deputada federal Rosana Valle (PSB), lembra que a endometriose é uma doença crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva.
A deputada disse, “aprovamos o texto, que segue agora para avaliação nas comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. Precisamos garantir tratamento gratuito para todas as mulheres”
A endometriose comove cerca de 10% da população feminina brasileira, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Sendo assim, mais constante entre mulheres de 25 a 35 anos de idade.
No entanto, a doença é causada por uma infecção ou lesão decorrente do acúmulo, em outras partes do corpo, das células que recobrem a parte interna do útero (o endométrio) e que são eliminadas com a menstruação, ou seja, é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga. Pode causar sintomas como dores progressivamente de mais intensidade, especialmente durante a menstruação, mas que também podem ser sentidas nos outros dias do mês.
LEIA TAMBÉM: Jundiaí é referência no Brasil no tratamento contra diabetes