O verão começa na próxima semana e a estação é considerada a predileta por muitos brasileiros. Mas a saúde requer cuidados porque a estação mais quente pode acarretar em riscos de câncer de pele. Por isso foi criado o Dezembro Laranja, para alertar contra a doença.
Em Louveira, a Secretaria de Saúde alerta a população para os cuidados que devem ser adotados para se proteger do sol e prevenir o câncer de pele no período de Verão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo e tem cura quando detectado a tempo.
Por isso, as principais recomendações são quanto à prevenção, evitando exposições prolongadas ao sol e adotando o uso de protetores, e aos exames, que permitem detectar a doença ainda no estágio inicial e aumentam as chances de cura.
Campanha
Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBC) lançou a campanha Dezembro Laranja, que neste ano tem a mensagem ‘’Adicione mais um fator de proteção’’, com objetivo de conscientizar sobre uma série de medidas de proteção que aumentam em até 90% as chances de cura, especialmente quando há detecção precoce.
Enfermeiros e profissionais da saúde de todas as unidades de atendimento de Louveira estão prontos para realizar consultas e, em caso de necessidade, encaminhamento para um médico especialista. Atualmente, a cidade dispõe de cincos unidades disponíveis para atender esse tipo de caso.
Veja os locais:
– US Antônio Carlos dos Santos (PAS)
Rua São Carlos, 151, Jardim Lago Azul
Funcionamento: 8h às 17h
Telefone: (19) 3848-1201
– Unidade Básica de Saúde Gilberto Ajjar
Avenida Adil, 17, Monterrey
Funcionamento: 7h às 16h
Telefone: (19) 3948-5300
– UBS 21 de Março
Rua Luiz Gonzaga, 375, Jardim 21 de Março.
Telefone: (19) 3878-0728.
– UBS Dra Lucilene Mosca Melin – LMM (CSIII)
Rua Antônio Schiamanna, 208, Vila Nova
Funcionamento: 7h às 21h
Telefone: (19) 3948-5300
– UBS Burck
Rua Martinho de Ludres, 700, Residencial Burck
Funcionamento: 7h às 17h
Telefone: (19) 3878-0411
Dezembro Laranja
Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha surgiu em 2014 e faz alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. A entidade orienta que, neste momento em que precisamos usar o álcool gel e máscara facial, os brasileiros devem adotar também o uso de protetor solar como regra, especialmente com a chegada do Verão, quando a incidência solar aumenta e as pessoas tendem a ficar mais expostas em praias e piscinas.
Segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. Ele pode ser classificado como:
– Melanoma, mais raro e que pode levar à morte;
– Não Melanoma, mais freqüente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo.
Ambos têm cura se descobertos logo no início.
Sintomas
O câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Portanto, é importante conhecer seu corpo e ficar atento a qualquer mudança ou anormalidade na sua pele.
Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:
– Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
– Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
– Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Medidas de prevenção
- Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
- Procurar lugares com sombra;
- Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
- É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 15 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. Mesmo filtros solares ‘’à prova d’água’’ devem ser reaplicados;
- Usar filtro solar próprio para os lábios.
LEIA TAMBÉM