Campo Limpo PaulistaSaúde

Hospital de Clínicas de Campo Limpo amplia ambulatório de síndrome gripal

O corpo clínico foi triplicado em razão da alta de atndimento e de casos

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista começou nesta quinta-feira (6), a construção de um novo acolhimento para o Ambulatório de Síndrome Gripal. Ele funcionará no Hospital de Clínicas e a administração esclarece que a necessidade de garantir atendimento de uma parcela cada vez maior da população local e também de cidades vizinhas. Isto fez com que medidas fossem tomadas antes de um possível colapso. Além da gripe, o temor é por uma nova alta da Covid-19, especialmente com a ômicron, que é de fácil transmissão.

Segundo a prefeitura, o atendimento no setor Covid do HC representa 50% dos pacientes. Mas nos últimos cinco dias, o atendimento aumentou em 50% no Ambulatório de Síndromes Gripais. As mudanças internas também tiveram que acompanhar essa mesma agilidade.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Campo limpo Paulista

Assim, o corpo clínico passou para três médicos fixos durante o dia e dois no período da noite. Além disso, o número de funcionários para atendimento no setor foi tripllicado, entre enfermagem, atendentes, equipe de limpeza etc. Por isso, foi também necessário melhorar a estrutura da espera por atendimento, oferecendo mais conforto ao usuário.

“Estamos criando um programa de combate à síndrome gripal, intensificando as ações de prevenção e ampliando o espaço de atendimento, adotando todos os protocolos sanitários, aumento de quadro clínico e de enfermagem”, diz o prefeito Dr. Luiz Braz. Alertando que os casos de Covid também estão aumentando na cidade, por isso, mais do que nunca é preciso ampliar o atendimento e não descuidar da prevenção.

Correndo contra o tempo

Desde o dia 18 de dezembro, a Prefeitura está advertindo a população sobre o aumento de casos – e também, aos órgãos de saúde regionais – e de imediato, ampliou a recepção da ala Covid no HC, inclusive com a colocação de uma barraca para ampliar o acolhimento e, desde segunda-feira (3), quando houve um pico de atendimento de 300 pessoas, estavam aguardando a montagem desta estrutura – que só não ocorreu por conta das chuvas.

A secretária de Saúde Alynne Sousa disse que o atendimento de moradores da região também está aumentando, devido às dificuldades de acesso ao sistema público em outros municípios. “Por isso, é necessário que as medidas tomadas sejam emergenciais”, comentou.

O prefeito Dr. Luiz garante que não será negado atendimento a nenhum paciente e dessa forma, a administração já está em busca de recursos regionais para ajudar neste custeio. “O que temos neste momento é receber, da melhor forma possível, os pacientes”.

A ordem é se prevenir

A Secretaria de Saúde orienta para evitar a população reuniões e aglomerações desnecessárias, tentando assim reduzir os índices de contágio (tanto do vírus H3N2 como do Covid-19). Para se prevenir, use máscara e mantenha suas mãos limpas.

LEIA TAMBÉM

UBS de Várzea Paulista fica sem luz após furto de cabos e atendimento é fechado

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios