
Se tem um assunto que mais vem tomando conta da roda de conversa entre familiares, amigos e em outros locais é o calor que acontece na Baixada Santista. O ano de 2022 começou com chuva, mas depois desde a semana passada só tem dado o sol e temperaturas que passaram facilmente dos 30º C.
Nesta quinta-feira (27), o calor chegou a incríveis 41,7°C registrada na sombra, em Santos. Assim, o resultado não poderia ser outro senão praia cheia e a população buscando vários meios para se refrescar. Segundo o Instituto Cllimatempo, a última vez que os termômetros tiveram esta marca foi em outubro de 2003. Na ocasião o clima foi de 41,9ºC.
A razão deste clima, segundo o Climatempo, é a umidade baixa, de 17%, a sensação térmica é próxima à temperatura. No entanto,esta temperatura foi aferida a 1,5 metro do solo e na sombra, conforme orientação. Dessa forma, tanto a temperatura quanto a sensação térmica debaixo do sol são mais elevadas. Além disso, massa de ar já instalada na região com o ar quente que veio do interior do estado, devido a uma aproximação de frente fria, geraram o calor.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que quando a temperatura se aproxima dos 42°C, já é considerada estado de alerta. Isso porque, somada à baixa umidade, ela pode causar ressecamento das vias respiratórias, insolação e queimaduras, que podem ser fatais.
Por isso, a ordem é realizar exercícios físicos prolongados nesse cenário, principalmente em locais que tenham exposição solar, além de manter a hidratação.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Santos comemora 476 anos de vida e de desenvolvimento