Ação SocialJundiaí

Jundiaí promove a Feira Pop com muito artesanato

População acolhida da Rede Pop Rua apresentou os produtos produzidos

Além de ser sede da Prefeitura de Jundiaí, o Paço Municipal sediou nesta sexta-feira (11) a Feira Pop. A iniciativa, que antes da pandemia era realizada mensalmente e que conta com cronograma de retomada, traz para exposição e venda o artesanato produzido em oficinas promovidas pela Rede Pop Rua. Ela é a rede socioassistencial voltada para a população em situação de rua.

Com itens à venda como artigos decorativos, suporte para plantas, caixas e espelhos, a Feira contou com a participação do Centro Pop da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Além disso, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS), Casa Santa Marta e SOS Cristão, contratadas para a prestação dos serviços de casa de passagem e abrigos, também estiveram presentes.

“Além da geração de renda para os usuários, a proposta da Feira Pop é criar uma oportunidade para que todos conheçam o trabalho realizado pela Rede Pop Rua para a retomada de protagonismo de vida dos usuários. O processo de saída das ruas envolve diversos fatores e depende da inclusão a pessoa na rede de serviços, onde é feita escuta especializado e é criado um plano individualizado de acompanhamento”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.

“Este é o alerta que fazemos por meio da campanha Menos Esmola Mais Dignidade, sobre a importância do encaminhamento dos usuários para o serviço, para que eles estejam inseridos nessas capacitações e na geração de renda”.

Relatos

Um dos expositores da feira, Alan da Silva, de 31 anos, revezava-se entre o atendimento aos clientes, a organização da barraca e a produção para venda de mais um bordado livre em bastidor. A técnica que está aprendendo na oficina da professora Ana Luiza Ferreira, na Casa de Passagem. Lá ele se encontra acolhido desde janeiro, quando chegou a Jundiaí.

“A rua não é boa para ninguém. Quero mudança, alugar uma casa, conseguir um emprego. Eu peço esmola, mas ela só me faz ficar mais acomodado, só me ajuda a querer ficar mais tempo na rua”.

O valor das vendas é revertido para os participantes das oficinas e para a compra de novos materiais.

Próximas edições

A próximas edições da Feira Pop no Paço serão realizadas às sextas-feiras. São nestas datas:11 de março, 22 de abril, 13 de maio, 10 de junho, 15 de julho, 12 de agosto, 16 de setembro, 14 de outubro, 11 de novembro e 16 de dezembro. Sempre das 9h às 17h.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, mas também adquirir os produtos resultado das oficinas dos usuários pode visitar os equipamentos. Elas compõem a Rede Pop Rua, como o Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. O telefone (11) 4589-6361), a Casa de Passagem (avenida Aristeu Dagnoni, s/n, Vila Argos) e demais abrigos.

LEIA TAMBÉM

Aulas presenciais em Louveira vão começar com metade das crianças vacinadas contra a Covid

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios