Meio AmbienteVárzea Paulista

Porcos são resgatados após sofrerem maus-tratos em Várzea Paulista

Equipes da prefeitura encontraram os animais sem abrigo e com comida estragada

Uma cena de cortar o coração e que provocou indignação aos fiscais da Prefeitura de Várzea Paulista. Nesta sexta-feira, equipes da Unidade Gestora de Meio Ambiente, com o apoio da GCM Ambiental, encontraram porcos vítimas de maus-tratos. Todos eles foram resgatados e vão passar por tratamento.

Segundo a administração, surgiu uma denúncia de que havia uma criação irregular dos porcos. Ao todo 19 animais foram localizados, mas sem abrigo ou fonte de água, e eram alimentados apenas com comidas podres.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista.

A criação ocorria em um terreno particular da CPFL e o homem que tinha a posse dos animais não possuía nenhum tipo de autorização para utilizar o local. De acordo com o gestor de Meio Ambiente, Peterson Avila, a denúncia sobre a situação dos animais ocorreu por meio da Ouvidoria e da Câmara Municipal, pelo vereador Adrianinho.

“A situação dos animais era deplorável. Tivemos que agir imediatamente”, informou. Além do gestor, também participaram da ação a médica veterinária Nanci Martinuzzo, o coordenador municipal de Bem-Estar Animal, Claudemir Pedroso, o responsável pela concessão do linhão da CPLF e o vereador Adrianinho.

Peterson informa que a maneira como os animais estavam sendo mantidos é caracterizada maus tratos e por isso, foram encaminhados para a empresa que o município contratou para a apreensão de animais de grande porte. “Agora eles estão em um local apropriado e com acompanhamento veterinário para os primeiros cuidados”, esclarece.

Maus-tratos

Durante a ação da Prefeitura, o proprietário dos animais chegou no local e assumiu que não tinha autorização para estar no local. Ele foi qualificado pelos Guardas Ambiental, que fizeram a condução do cidadão até a Delegacia Civil, onde foi lavrado um boletim de ocorrência. “Esse senhor é um reincidente e vamos aguardar as providências da Polícia Civil sobre o caso”, relata o gestor de Meio Ambiente.

Ávila esclarece que o munícipe só poderá reaver os animais diante do pagamento de taxa, ao apresentar local adequado para criação e com as devidas autorizações ambientais e sanitárias.

Perímetro Urbano

O gestor de Meio Ambiente esclarece que, segundo a legislação estadual, não é permitida a criação de animais de grande porte em perímetro urbano. “Esse tipo de criação só é permitido com as devidas condições, licença ambiental e de Vigilância Sanitária”, diz. “E, além disso, que os animais sejam tratados de forma adequada e com zelo”, ressalta Peterson.

A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) vai providenciar a limpeza, roçagem e fechamento do terreno, e disponibilizará caçambas para a retirada dos entulhos.

LEIA TAMBÉM

Itupeva conta com vários locais para o descarte correto do lixo

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios