
Estamos no verão e os cuidados com as fortes chuvas, que podem provocar alagamentos e a queda de barreira devem ser redobrados. Em Louveira, trabalhos de limpeza e desassoreamento dos rios e córregos que cortam o município para ampliar a vazão e reduzir os impactos das chuvas.
De acordo com a prefeitura, nesta semana, o trabalho está sendo realizado nos córregos Fetá e Faixa Azul, em trechos que ficam nos bairros Faixa Azul e Abadia. A operação começou no dia 15 de dezembro e tem como objetivo executar medidas preventivas e monitoramento de canais hídricos que podem apresentar riscos de enchentes e alagamentos nos períodos de chuva intensa, especialmente no Verão.
Ainda segundo a administração, nas próximas semanas as equipes vão realizar o desassoreamento nos bairros Monterrey e Jardim Niero. A previsão é que as demandas sejam finalizadas até o fim de fevereiro.
Ações Preventivas
Ações preventivas estão sendo feitas desde dezembro, com o início da Operação Verão, e percorrem locais com maior risco de alagamentos. Ao todo, já foram removidas 30 toneladas de resíduos dos rios e córregos.
Receberam a prevenção, desassoreamento e limpeza, os rios/córregos;
- Santo Antônio, Fazenda Santa Terezinha, extensão da Hugo Picchi;
- Pau-a-Pique, Estrada Pau-a-Pique
- Guaimbé, toda a extensão da Miguel Bossi;
- Vassoural, nos bairros Vassoural e Leitão;
Para o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, as ações preventivas serviram para amenizar as áreas atingidas pelas fortes chuvas: ‘’Sessenta por cento de todos os problemas que tínhamos no passado foram resolvidos. Ainda não chegamos a realizar nosso sonho, que é poder ajudar a todos, mas estamos no caminho’’, disse.
Atendimento
Os moradores podem solicitar o atendimento da Secretaria de Serviços Públicos pelo número (19) 3878-9904, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Após este horário e nos finais de semana e feriados, o contato pode ser feito pelo telefone (19) 99603-8879.
Desassoreamento
O serviço de desassoreamento prevê a retirada de resíduos que podem atrapalhar o fluxo natural de rios e córregos, gerando riscos de alagamento e enchente. O trabalho conta com a remoção de entulhos, galhos de árvores, areia e lodo, que se encontram no fundo dos rios em decorrência de ação humana ou de causas naturais.
Reflorestamento
As áreas que recebem o desassoreamento são acompanhadas pela Defesa Civil e a Secretaria de Gestão Ambiental. Com o objetivo de colaborar com o reflorestamento adequado em locais de recuperação, é realizado periodicamente o plantio de mudas de árvores típicas da região.
LEIA TAMBÉM