AgriculturaJundiaí

Programa rural de Jundiaí gera resultados para o produtor

Aplique Bem é um exemplo de ação sustentável aplicada na cidade

O programa Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro tem gerado resultados positivos para os participantes. A ação é realizada pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da cidade.

Exemplo dos resultados positivos é o produtor de uvas do Caxambu, Paulo Sérgio de Castro, que após ingressar no programa Aplique Bem, constatou a redução no uso de insumos na plantação.

“Recebi três visitas do pessoal para treinamento e avaliação do equipamento com a orientação para a substituição de algumas peças do maquinário. Aprender como aplicar melhor os produtos e a manutenção correta resultaram em uma redução de 50% no consumo de água. Além de horas de serviço e de defensivo agrícolas. Além dessa economia, na colheita deste ano também percebi uma grande melhora na qualidade dos cachos de uva. Estou muito feliz com o resultado do programa”, conta o agricultor.

Douglas Carmanhan, instrutor do Programa Aplique Bem, entregou, após a reavaliação dos equipamentos, o Selo de Certificação de Máquinas, que fica no maquinário. “A avaliação segue a NBR ISO 16.122, que gerou um relatório que foi enviado ao produtor com os pontos que precisavam de readequação. Na reavaliação, constatamos que tudo foi sanado e o equipamento foi certificado”, comentou.

Programa Aplique Bem

O programa Aplique Bem ensina os trabalhadores agrícolas a maneira de utilizar os defensivos, incluindo a sua aplicação e o uso dos pulverizadores. “Sem custo para o produtor, o Aplique Bem ajuda na redução de perdas na aplicação, na exposição do trabalhador ao agroquímico, diminui os riscos de contaminação ao Meio Ambiente e alimentos e maximiza os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos”, confirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

O programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”, tem o objetivo de ampliar as ações que visam elevar a segurança dos alimentos que chegam ao consumidor. A ação é feita mediante capacitação, treinamento, auditorias e pesquisas participativas oferecidas aos agricultores.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí vai vacinar idosos acima de 70 anos contra a Covid-19 e a gripe

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios