Os católicos tiveram de aguardar por dois anos para poderem participar presencialmente da Romaria de Itupeva à Pirapora do Bom Jesus. Neste ano, a 65ª edição do evento enfim foi realizada e arrastou uma multidão de fieis e o sentimento não poderiam ser outros, senão de alegria, mas de muita emoção.
Os fieis que estavam a pé foram os primeiros a realizar a peregrinação na sexta-feira (22) às 19 horas, na Igreja Santo Antônio. Já no sábado (23), a Praça de Eventos da Pedreira foi o local escolhido para a partida de cavaleiros, amazonas, charreteiros e ciclistas. Ela aconteceu durante a manhã, com a bênção do diácono Maurício.
Depois de dois anos sem a realização deste ato religioso, em virtude da pandemia do coronavírus, a retomada da romaria foi muito especial. Ao todo foram percorridos 50 quilômetros de distância entre as duas cidades, sendo recepcionados pelo frei Camilo.
Felicidade com a volta
O prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa, comentou sobre a felicidade de estar participando novamente da Romaria. Emocionado, agradeceu pela retomada.
“A retomada da Romaria foi muito importante e graças a Deus a pandemia está controlada e participar deste momento foi muito gratificante, principalmente por poder abraçar, estar novamente com as famílias e fazer com que a tradição se cumpra. São 65 anos de Romaria e essa retomada foi fundamental, considerando que essa iniciativa é uma criação familiar e dos romeiros, que ensina o caminho da fé, através deste percurso até Pirapora do Bom Jesus”, afirmou.
“Foi uma alegria essa ocasião, juntamente com a família de Itupeva e da região estar participando da 65ª Romaria à Pirapora do Bom Jesus, que é tão tradicional e mais antiga que o próprio município de Itupeva, que completou 57 anos de emancipação. Após um período em que fizemos uma gestão exemplar para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, hoje estamos retomando e participando desta verdadeira confraternização que representa a Romaria, com muita reflexão, recebendo as bênçãos de Deus e de Bom Jesus de Pirapora”, disse o vice-prefeito.
Uma ambulância acompanhou os romeiros durante todo o trajeto. Na saída pela manhã, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal controlaram o trânsito.
Programação
No domingo (24), a tradicional missa será realizada no Santuário de Pirapora do Bom Jesus às 5 horas. Após isso, os romeiros voltarão para Itupeva. A concentração da chegada será na Escola José Poli, avenida Guanabara, em frente à Sabesp. Posteriormente, os peregrinos serão recepcionados na Praça de Eventos da Pedreira, pela Banda Progresso Louveirense e receberão a bênção final.
LEIA TAMBÉM