Fones de ouvido: O que eles podem causar na sua audição
Saiba quais os impactos do uso prolongado
Segundo a OMS 50% das pessoas entre 12 a 25 anos perdem a função da audição diante do uso excessivo e prolongados dos fones de ouvido. Atualmente cerca de 466 milhões de pessoas já sofrem com algum grau de dificuldade ao ouvir. E a expectativa é que esse numero chegue a 900 milhões de pessoas até 2050. Os números acionam um sinal vermelho, sobre o risco prolongados desses aparelhos.
Mais importante do que o volume alto é o tempo de exposição do uso. Nesse sentido, se você escutar no fone de ouvido em um volume alto, por um tempo prolongado, isso pode danificar as células neurais da audição, as chamadas células ciliadas. Essas células são responsáveis por levar o som até os ouvidos, e os danos são considerados irreversíveis.
Como utilizar os fones de forma correta
Existe um volume seguro para uso dos fones. É recomendado que o volume seja maior que 80dB. Como muitos aparelhos não possuem um sensor que mostra essa capacidade, o ideal é que se ouça na metade do volume alcançado pelo aparelho.
A ONS criou um aplicativo que pode permite que usuário verifique como está sua audição, o objetivo é que ele possa de forma preventiva a perda auditiva.
Para baixar o aplicativo você pode apontar a câmera do seu celular para o QRCode ou clicar aqui hearWHO
Fones recomendados
Os circumaurais são os mais recomendados atualmente para a audição. Apesar deles serem maiores, ele tem a vedação completa contra sons externos porque envolvem toda a orelha. Esse modelo possui alta fidelidade de som, o que permite você utilizá-lo em um volume recomendado pelos médicos.
LEIA TAMBÉM: Abril Laranja: Mês da prevenção conta a crueldade animal