A equipe da Guarda Civil Municipal de Itupeva que vai atuar no Programa ‘Guardiã Maria da Penha’, participou, nesta quinta-feira (28), de uma capacitação virtual. Ela foi ministrada pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Os guardas Aparecido Donizeti de Moraes e Larissa Marques Cuba estarão diretamente ligados ao programa. Caberão a eles, o acompanhamento diário das mulheres que possuem medidas protetivas.
De acordo com o comandante da GCM, José Mario Pereira da Silva, a partir desta capacitação, os GCM’s Moraes e Cuba, estarão aptos a colocarem em prática o Programa ‘Guardiã Maria da Penha’, seguindo as diretrizes do Ministério Público do Estado de São Paulo. “Em breve, com a inauguração do Núcleo de Apoio a Mulher (NAM), a equipe da GCM estará à disposição, exclusivamente, para oferecer suporte tanto para as mulheres atendidas, quanto aos profissionais que atuarão diretamente no programa”, comentou.
Viatura especial
Para atuação desta equipe, a Prefeitura de Itupeva já disponibilizou viatura equipada para uso exclusivo desta finalidade.
A GCM Cuba salientou que está muito otimista com a implantação do Programa ‘Guardiã Maria da Penha’, em Itupeva.
“Tenho notado que, nos últimos anos houve um aumento em relação ao número de casos de mulheres vítimas de violência no Brasil. Portanto, o Programa ‘Guardiã Maria da Penha’ é uma importante ferramenta para oferecer proteção para mulheres que sofrem com essa questão, bem como para incentivá-las a denunciar casos como esse. Além disso, essa iniciativa contribui para retomada de vida de mulheres afetadas por esse tipo de crime”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, explicou que a equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) também acompanharam a capacitação e atuarão no Programa ‘Guardiã Maria da Penha’, prestando atendimento e realizando acompanhamentos às mulheres vítimas de violência doméstica.
LEIA TAMBÉM