Um sábado (21) para preservar a saúde e garantir a proteção contra a Covid-19, gripe e ao sarampo. A Prefeitura de Jundiaí promoveu o Dia D de Multivacinação e para isso cinco locais estiveram disponíveis para a imunização de crianças, adolescentes e adultos.
De acordo com a administração, as imunizações ocorreram na UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte. Ao todo foram aplicadas 179 doses da vacina Tríplice viral (sarampo), 521 doses de Covid-19 e 472 dose de Influenza, além das demais vacinas de rotina das crianças.
Com a queda nas temperaturas, e a proximidade do invernos, há maior circulação de vírus, o que ocasiona o aumento do número de casos de doenças como Covid-19, influenza, sarampo e meningite.
Novas chances
Quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode procurar pela Unidade de Saúde mais próxima da residência para receber as doses de acordo com o calendário disponível:
Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina
Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo
- 5 a 11 anos: COVID-19
- 12 anos+ imonossuprimidas: COVID-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença)
- 18 a 59 anos: COVID-19 (três doses)
- 60 anos ou mais: COVID-19 (quatro doses) e influenza
Ainda é importante lembrar que as gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.
LEIA TAMBÉM
Varíola dos macacos é detectada na África e Europa e pode provocar a morte