Cerca de 600 abordagens aos moradores em situação de rua são feitas em Jundiaí
Trabalho da Operação Noites Frias visa conscientizar e ajudar esta população contra o frio dos últimos dias
Passada uma semana, a Operação Noites Frias vem fazendo um trabalho essencial com os moradores em situação de rua de Jundiaí. Diversas ações para as buscas-ativas de pessoas em situação de rua por conta das baixas temperaturas, são feitas.
Segundo a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do Serviço Especializado de Abordagem Social da cidade, já foram realizadas 583 abordagens. Todas resultaram, após ser aceita por parte do abordado, em 430 acolhimentos, que são os pernoites nos abrigos municipais.
“A busca-ativa para oferta de acolhimento é realizada cotidianamente pelas equipes. Durante a Operação, no entanto, o número de equipes pelas ruas aumenta, a fim de garantir a preservação da vida desses indivíduos contra o frio. Em 2022 a Operação foi iniciada em abril e já totalizou 16 noites, perfazendo 1.054 abordagens e 713 acolhimentos”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.
Durante as abordagens, para os abordados que recusam o acolhimento, as equipes distribuem cobertores para proteção contra o frio. Pelo Operação, já foram entregues este ano 450 cobertores, dos quais cerca de 250 somente esta semana. Também são ofertadas toucas, luvas e água.
“Jundiaí conta com uma rede socioassistencial muito bem estruturada para o atendimento à população em situação de rua. Ela é composta pelos equipamentos e serviços necessários para os cuidados técnicos e acolhimentos. Mas o melhor desta rede são os seus profissionais, que neste período esforçam-se ainda mais para cobrir todos os cantos da cidade e oferecer o acolhimento e proteção a essas pessoas nas noites mais frias”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
Entenda a Operação Noites Frias
A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período. Quem identificar pessoa em situação de rua deve orientá-la a procurar o Centro Pop. O órgão é a porta de entrada da rede socioassistencial para atendimento da população em situação de rua.
Localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, o equipamento atende em horário comercial e presta atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene. Além disso, também faz a identificação de demandas. De lá os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das organizações da sociedade civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra parceria para atendimento.
Já com atendimento 24 horas por dia, o SEAS atende a chamados da população pelo telefone (11) 98531-0146 e pode ser acionado sempre que algum munícipe identificar situação de atendimento. O serviço conta com veículo e equipe técnica, que realiza a abordagem no local e faz a oferta dos serviços.
LEIA TAMBÉM
Avanço de casos de gripe e da pneumonia geram alerta neste outono