JundiaíMeio AmbienteSaúde

Primeiro caso de raiva em morcego é confirmado em Jundiaí

O caso ocorreu na Ponte São João

Jundiaí tem o primeiro caso de raiva em morcego confirmado em 2022. O resultado sair na sexta-feira (8), mas a divulgação aconteceu na terça-feira (12). De acordo com a prefeitura, o animal foi localizado no dia 4 de julho, no quintal de uma casa no bairro Ponte São João, e o resultado do exame saiu na sexta-feira (8).

Em 2021, foram registrados dois casos no município. Em nenhum deles houve contato com pessoas ou contaminação de animais domesticados.

A Prefeitura de Jundiaí informa que ao longo da semana o bairro receberá ações de orientação sobre cuidados relacionados a morcegos. Além de explicar a necessidade de não manusear o animal, os técnicos farão um levantamento vacinal entre os cães e gatos de estimação.

Conheça os cuidados

No caso de identificação de um morcego em casa ou no quintal, o morador deve contatar imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) pelo telefone (11) 4521-0660, para recolhimento do animal.

Caso seja possível, isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção, mesmo os encontrados mortos.

A vacina antirrábica está disponível gratuitamente em Jundiaí, a partir de agendamento telefônico. Vale lembrar que a população deve realizar a vacinação dos cães e gatos anualmente.

LEIA TAMBÉM

Clínica para dependentes químicos de Itupeva é interditada

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios