Pesquisa mostra que pelo menos 37% das famílias no Brasil sofrem pela fome
As regiões mais atingidas são Norte e Nordeste
Nesta semana, uma pesquisa divulgou dados que mostra o indíce de familías em todo Brasil, com crianças de até 10 anos de idade, pelo menos 37% das famílias passam por insegurança alimentar, a responsável pela análise foi a rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).
As regiões onde se encontra, as famílias mais atingidas por fomes severas, são Norte e Nordeste, em princípio, quatro em cada 10 lares.
O estado com a maior taxa, sendo ela 63,3%, é o Maranhão, logo em seguida o Amapá com 60,1%, e por fim Alagoas, 59,9%.
O número de domicílios com moradores em situação de fome saltou de 9% (19,1 milhões de pessoas) para 15,5% (33,1 milhões de pessoas), em pouco mais de um ano.
Os lares que são analisados, são categorizados da seguinte forma:
- Segurança alimentar: acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais;
- Insegurança alimentar (IA) leve: Ocorre quando existe incerteza sobre a capacidade para conseguir alimentos.
- IA moderada: Redução quantitativa de alimentos e/ou ruptura nos padrões de alimentação resultante de falta de alimentos;
- IA grave: fome – Não ter dinheiro para comprar mantimentos, e fazer apenas uma refeição ao dia ou ficar o dia inteiro sem comer.
Portanto, os domícilios que mais sofrem de insegurança alimentar, são lares de pessoas que recebem o auxílio financeiro dos programas Bolsa Família e Auxílio Brasil.
Porém, infelizmente, o percentual de famílias que ainda passam por essa realidade é grande.