LouveiraSaúde

Agricultores recebem dicas de prevenção contra o câncer de pele

Por estarem expostos constantemente ao sol, o alerta é redobrado

Agricultores de Louveira receberam visitas de equipes de Saúde. Fazendo parte da campanha Dezembro Laranja, a intenção foi levar a conscientização e prevenção contra o câncer de pele. Além disso, também é feito o encaminhamento para médicos dermatologistas, especialistas no diagnóstico, caso surjam sintomas ou sinais da enfermidade.

“Essa ação é de extrema importância para os nossos agricultores, que são um dos públicos mais atingidos pela doença em decorrência da exposição ao sol. Não apenas eles devem aderir aos cuidados com a pele, mas também toda a população de Louveira que pode procurar por orientações com a nossa equipe das Unidades Básicas de Saúde”, disse o prefeito Estanislau Steck.

De acordo com a prefeitura, o foco nas visitas está nos bairros Monterrey, Abadia e Santo Antônio. São nestas regiões onde se concentra o maior número de agricultores da cidade. Eles serão atendidos por dermatologistas no próximo dia 17 no ambulatório da Santa Casa.

A Secretaria de Saúde de Louveira alerta a população para os cuidados que devem ser adotados para se proteger do sol e prevenir o câncer de pele no período de Verão.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo e tem cura quando detectado a tempo.

“As principais recomendações são quanto à prevenção, evitando exposições prolongadas ao sol e adotando o uso de protetores, e aos exames, que permitem detectar a doença ainda no estágio inicial e aumentam as chances de cura”, disse a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Enfermeiros e profissionais da saúde de todas as unidades de atendimento de Louveira estão prontos para realizar consultas e, em caso de necessidade, encaminhamento para um médico especialista.

Sintomas

O câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Portanto, é importante conhecer seu corpo e ficar atento a qualquer mudança ou anormalidade na sua pele. É importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Medidas de prevenção
  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  • Procurar lugares com sombra;
  • Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
  • É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 15 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. Mesmo filtros solares ‘’à prova d’água’’ devem ser reaplicados;
  • Usar filtro solar próprio para os lábios

LEIA TAMBÉM

Dezembro Laranja: o mês para cuidar da pele

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios