
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí executaram nesta terça-feira (3) a “Operação Blackout”. Oito pessoas foram presas em flagrante acusadas de promoverem ligações clandestinas de energia elétrica na região da Estrada Municipal do Varjão, no bairro Novo Horizonte.
De acordo com a Polícia Civil, a equipe, da DIG, junto com a CPFL Piratininga detectaram irregularidades e ligações clandestinas de energia, conhecidas popularmente como “gatos”, no local.

Os policiais e os funcionários fizeram vistoria nos imóveis e oito pessoas foram detidas. Trabalhos de perícia ficaram a cargo do Instituto de Criminalística de Jundiaí que destacou uma equipe de Peritos Criminais e Policiais Científicos para acompanhar os Policiais Civis da DIG.
Oito pessoas foram presas em flagrante por furto de energia, sendo todas conduzidas a sede da Delegacia de Investigações Gerais para os procedimentos de polícia judiciária pertinentes a cada caso. A CPFL Piratininga explica que o furto de energia prejudica a qualidade do serviço prestado pela companhia elétrica, é crime. A pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão, além de trazer outros impactos para os consumidores.
Os desvios não atendem a padrões de fornecimento, podendo prejudicar quem faz o “gato” e quem mora próximo a eles. Além disso, quem interfere na rede elétrica para fazer uma ligação clandestina corre sério perigo de vida.
Os Policiais Civis solicitam ajuda à população que colabore anonimamente para que a segurança de todos seja prioridade e que utilizem o serviço de Disk-Denúncia através telefone 181.
As investigações prosseguem e novas ações de repressão a crimes patrimoniais e outros ilícitos penais serão desencadeadas pela Delegacia de Investigações Gerais de Jundiaí que permanece diligente para melhor servir a população.
LEIA TAMBÉM