Gestante pode fazer exercício físico? Confira as recomendações e cuidados durante cada fase
Entenda quem pode se exercitar durante o período gestacional
Anteriormente era normal ouvir que gestante precisava de repouso. Atualmente é sabido que a grávida não só pode, como deve praticar atividade física. A prática regular e com orientação pode ajudar no momento do parto.
Agora é bom lembrar que apenas o médico pode dizer quem pode ou não realizar a prática de atividade física. Portanto, o primeiro passo para ter uma gestação saudável é procurar observar em diversas etapas da gestação como está a saúde da mãe e do bebê.
Sendo assim, mulheres sedentárias precisam praticar atividades com moderação de forma leve.
Quem não deve se exercitar?
Quando há o descolamento do saco gestacional. Por isso, o treino na gravidez vai depender do organismo e da gestação de cada mulher.
Uma atividade para casa fase
Do 1º ao 3º mês: essa é fase embrionária, a gravidez ainda está se implementando no corpo da mulher. Nesse momento, a indicação é para a prática de atividade de baixo impacto.
Do 4º ao 6º mês: esse é o momento para prática de atividades mais intensas, devido ao pouco ganho de peso ou uma alteração significativa do centro de gravidade, tendo como alivio do posicionamento da coluna.
Até o 9º mês: com a gestação mais desenvolvida, o centro de gravidade também é alterado. Por isso é aconselhável exercício que tenham o apoio da coluna. Dê preferência ainda a posições que não exigem muito equilíbrio.
Preparado para o parto
Desenvolver força e musculatura da região abdominal, movimentos que trabalham a musculatura do períneo. Sobretudo os movimentos de adução e abdução de membros inferiores. Exercícios de pilates, também ajudam a diminuir as lesões dessa musculatura.
VEJA TAMBÉM: Em época de calor intenso, a ordem é se alimentar bem e de maneira leve