Várzea Paulista promove mutirão de combate à dengue
A Região da Vila Santa Terezinha será o principal alvo de fiscalizações

O verão está aí com chuvas intensas que geram locais com acúmulo de água, propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, para afastar qualquer risco de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, a equipe do setor de Vigilância e Zoonoses em parceria com o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV) de Várzea Paulista vai promover um mutirão de combate.
De acordo com a pasta, a região da Vila Santa Terezinha será a principal beneficiada e os agentes vão alertar a população quanto aos perigos do mosquito Aedes aegypti e o risco com escorpiões.
A ação será realizada das 8 às 13 horas, e os servidores públicos estarão devidamente identificados. É importante que a população colabore e receba os agentes públicos para as devidas orientações.
Prevenção
O setor de Zoonoses ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação de criadouros e orienta o que os munícipes podem fazer caso encontre focos do mosquito:
Caso os munícipes identifiquem criadouros de Aedes aegypti em seus imóveis, é importante que eliminem a água do recipiente e o higienizem, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Após este procedimento, deve ser realizado o correto armazenamento e manutenção deste recipiente para que não volte a se tornar um criadouro de Aedes aegypti.
Em casos de encontrar os criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – Rua/Numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para avaliação e tomada de medidas cabíveis para sanar o problema.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí recomenda vacinação contra febre amarela para viajar no Carnaval