Páscoa: oportunidade para a vida renascer
Festa que é marcada por ovos de chocolate, é celebrada principalmente pela ressurreição de Jesus Cristo
A festa mais aguardada pelos cristãos, sobretudo os católicos chegou. Neste domingo (9), é celebrada a Páscoa, que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e deu vida nova. A data também serve para unir as famílias e amigos para almoçarem, consumindo os ovos de Páscoa e também a colomba pascal, além do bacalhau.
Mas além deste tipo de significados, o que a festa da Páscoa traz de mensagem e de transformação na vida das pessoas? A Rede Noticiaz conversou com o Padre Cláudio Scherer, do Santuário Diocesano São Judas Tadeu, que explicou os reais significados da Páscoa.
Além disso, ele também fez uma associação sobre a data com todo o tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, vivenciados entre fevereiro a abril. Elas serviram de preparação para a Páscoa.
Qual o significado da Páscoa?
A Páscoa cristã se baseou da Páscoa judaica, onde houve a libertação dos judeus, onde estavam no Egito, em direção à Terra Prometida. Eles viviam época de opressão, dor e escravidão. Os judeus colocavam nas mãos de Deus a libertação. É uma passagem para a vida, dignidade, liberdade, da morte para a vida. A Páscoa cristã celebra especialmente a passagem da morte para a vida, do perdão dos pecados e em busca de uma vida nova e de santidade.
Ela é a principal festa da cristandade em geral. Se não houvesse a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, não teríamos Páscoa, não teríamos igrejas cristãs e católicas e tudo acontece porque Jesus vence a morte para que as pessoas vivam próximas de Deus, após Adão ter fechado as portas. Por isso em Jesus temos a vida eterna.
Como associar a Páscoa com o lema da Campanha da Fraternidade?
A Campanha da Fraternidade deste ano trabalhou um tema fascinante que é a fome. Ela que assola brasileiros e pessoas do mundo todo, deve ser combatida. Quando Jesus pede aos discípulos para que deem de comer, quer dizer que eles não podem ser egoístas. O egoísmo, ganância, a gula e pensar só em si são pecados. Ele quer que a gente pense no irmão próximo.
Há tantas pessoas que gastam R$ 60 mil em comida e bebida cara, enquanto há outras que não tem nem o mínimo para comer o suficiente. A alimentação é questão de direito e dignidade.
Quais lições que a Quaresma deixa e como a pessoa deve viver bem a Páscoa?
As lições da Quaresma sempre servem para conversão e mudança de vida. Não podemos nos acostumar com nossas trevas e pecados. Devemos buscar a passagem do que é ruim em busca da santidade que Jesus nos propõe. Viver a Páscoa é fazer o outro feliz, igual como Jesus fez por nós. Dessa forma, encontramos o céu.
LEIA TAMBÉM
Empreendedores aproveitam a chegada da Páscoa para obterem lucros