JundiaíMeio Ambiente

Microchipagem de cães e gatos é obrigatória em Jundiaí

Lei da prefeitura estipula um prazo de até dois anos para que os donos realizem o procedimento

Agora é lei em Jundiaí. Agora todos os cães e gatos que tem donos devem contar com identificação, registro e microchipagem de cães e gatos em Jundiaí. A lei foi promulgada pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

A promulgação da Lei nº 9.918, de 5 de abril de 2023 e de autoria do Poder Executivo, foi publicada na Imprensa Oficial na quinta-feira (13).

Os responsáveis pelos animais terão até dois anos, a partir da publicação da lei, para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da prefeitura.

Além disso, a lei determina também que, a partir do período de adaptação (dois anos), todos os cães e gatos de até no máximo seis meses de idade deverão estar microchipados e ter o cadastro atualizado quando forem fruto de venda ou adoção.

Já os cães que se envolveram em algum episódio de violência, como terem mordido ou ferido alguém, têm seis meses contados a partir da publicação da lei para o cadastro e a microchipagem dos animais.

Algumas raças também terão a obrigatoriedade da microchipagem em até seis meses, como pitbull, fila brasileiro, rottweiller, dogue argentino, entre outras.

“A obrigatoriedade de microchipar e cadastrar cães e gatos em um sistema da prefeitura é muito importante. Primeiro porque permite devolver aos tutores os animais que se perderam. Segundo pois, com as informações em um banco de dados, conseguiremos entender melhor a dinâmica dos animais na cidade e criar políticas públicas mais estratégicas”, explica a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (Debea), Daniela Araújo Passos.

Ainda segundo a nova lei, depois do período de adaptação de dois anos, caso o responsável pelo animal se recuse a implantar o microchip, o profissional que o atendeu ficará obrigado a comunicar o fato ao Debea, informando o nome e o endereço completo do tutor.

O Departamento de Bem-Estar Animal pretende lançar um edital nas próximas semanas para cadastrar médicos veterinários e clínicas como Unidades Registradoras.

“Esses profissionais cadastrados vão poder microchipar os animais e lançar as informações no banco de dados da prefeitura, o que vai permitir um monitoramento e um maior direcionamento das ações”, continua a diretora do Debea.

No ano passado, 3.101 animais, entre cães e gatos, foram microchipados pelo departamento. Neste ano, até o momento, foram 656. No total, 28.854 animais já tiveram o equipamento aplicado. A lei já está em vigor, produzindo efeitos depois de 60 dias.

LEIA TAMBÉM

Prontuário eletrônico será implantando em toda rede de saúde em Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios