Jundiaí

Hospital São Vicente é contemplado por iniciativa internacional

Projeto internacional envolve 7 mil hospitais ao redor do mundo com foco em pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral

O Hospital São Vicente na cidade de Jundiaí foi contemplado pela iniciativa internacional Angels, desenvolvido pelo laboratório Boehringer Ingelheim.

De acordo com as informações, o projeto visa qualificar os centros de saúde e profissionais para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ainda de acordo com as informações, quinhentos hospitais no Brasil e 7 mil hospitais no mundo, participam da iniciativa.

Matheus Gomes, superintendente do HSV, afirmou que esta conquista é um grande passo para a qualificação da gestão e eficiência hospitalar.

“Com a gestão dos serviços pré e hospitalares, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Prontos Atendimentos e Pronto Socorro Adulto, é possível manter a equipe integrada na execução E monitoramento do protocolo de AVC. O protocolo médico e assistencial, para ser eficiente, precisa ser implantado e gerenciável, além do investimento em medicamentos e exames específicos.”

Sendo assim, o médico neurologista Dr. Denis Ueoka, que implantou o protocolo de atendimento às vítimas de AVC no HSV, explica que o fator tempo é essencial para minimizar complicações.

“Nos baseamos em múltiplas estratégias, como por exemplo, reduzir o tempo ‘porta – agulha’ (diferença de tempo entre o paciente chegar ao hospital e receber o tratamento que reverte o AVC) para, no máximo, 50 minutos, lembrando que a prática preconizada por protocolos internacionais é de 60 minutos. O atendimento eficaz e ágil nos casos de AVC é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.”

Dados

Durante meses foram realizadas diversas monitorias com a equipe da Boehringer para alinhamento dos pontos de atenção no atendimento ao paciente com AVC. O perfil identificado com mais frequência foi de pacientes com média de 67 anos, do sexo masculino e com pelo menos duas comorbidades.

Muitas vítimas chegam ao Pronto Socorro depois de 4h30 do momento da instalação do déficit, o que reduz de forma drástica o uso do recurso da trombólise, que permite algumas reversões. “Percebemos que às vezes as pessoas demoram para procurar socorro, por não terem noção da gravidade. Então, ao menor sinal de um AVC, não se deve esperar algumas horas para ver se o quadro melhora, mas sim procurar atendimento o mais breve possível”, sugere a enfermeira.

Aprenda os sinais de AVC, eles iniciam repentinamente:

Lembre-se da sigla SAMU

– Sorria – Peça para a pessoa dar um sorriso e observe se apresenta a boca torta;
– Abrace – Peça para elevar os braços e observe se apresenta perda de força;
– Música – Peça para repetir o trecho de uma música e observe se apresenta dificuldade de fala;
– Urgente – se apresentou todos esses sintomas, ligue 192.

Leia mais

Quimioterapia: Atendimento no Hospital São Vicente aumenta em 35,25%

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios