Dia dos Namorados chegando e os amados certamente vão fazer questão de fazer aquela homenagem a pessoa amada, principalmente com presentes. De acordo com uma pesquisa da Associação Comercial Empresarial (ACE), a maioria da população pretende fazer compras de Dia dos Namorados. Com isso, a expectativa é que o comércio registre aumento no consumo, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Conforme a pesquisa foi realizada na primeira semana de junho, com 405 pessoas, a maioria na faixa dos 26 a 35 anos. Dos entrevistados que declararam que irão comprar, 69,54% afirmaram que promoções e bons descontos serão fatores de decisão de compra.
“É importante o comerciante pensar em estratégias atraentes, oferecer descontos exclusivos ou montar pacotes promocionais, por exemplo”, afirma o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.
A pesquisa apontou que 55,63% dos entrevistados comprarão os presentes no final de semana, o que deve refletir aumento de vendas nesta sexta-feira, pós-feriado, e no sábado, quando o horário de atendimento do comércio será estendido até as 18h. “Como ocorre em praticamente todas as datas comemorativas, as pessoas vão deixar as compras para a última hora porque apenas 16,01% dos entrevistados declararam que já compraram presentes.”
O aumento de vendas projetado para o mês de junho é de 4,65%.
Pagamentos ideais
A maioria dos entrevistados (42,56%) declarou que pretende gastar entre R$ 100 a R$ 200 com presentes. Já 29,74% declararam que pretendem gastar entre R$ 200 a R$ 300. É um tíquete médio superior ao declarado nos entrevistados na pesquisa da ACE em 2022, quando 61,75% dos declararam que pretendiam gastar entre R$ 100 e R$ 200 e 18,79% declararam que não gastariam mais do que R$ 100 com presentes. “Estes dados refletem um otimismo da população em relação ao cenário econômico para os próximos meses”, diz Mark.
Novamente roupas e calçados apareceram como os preferidos para presentear no Dia dos Namorados, com 26,78% e 21,34%, respectivamente, seguidos de acessórios (7,11%).
O cartão de crédito apareceu como a forma favorita para o pagamento de presentes para 43,5% dos entrevistados.
LEIA TAMBÉM