Campo Limpo PaulistaPolícia

CPFL desativa redes clandestinas de energia em Campo Limpo Paulista

Operação conjunta com Polícia Civil Científica e Guarda Municipal combate fraudes e furtos de energia

A CPFL Piratininga, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia, em parceria com a Polícia Civil Científica e a Guarda Municipal, realizou uma operação conjunta de combate a fraudes e furtos de energia no bairro São José 1, em Campo Limpo Paulista. Durante a ação, foram identificadas e desativadas duas redes clandestinas de energia elétrica.

Os famosos “gatos” foram encontrados em dez residências e um estabelecimento comercial na região. A equipe da distribuidora trabalhou para regularizar as medições, removendo todas as conexões clandestinas que estavam ligadas à rede elétrica. A operação resultou na apreensão de duas pessoas e na retirada de 100 metros de ramal irregular.

Os cálculos referentes à quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão realizados pela CPFL Piratininga e repassados às autoridades responsáveis pelas investigações. Essas operações de fiscalização são realizadas de forma contínua, visando coibir uma prática ilegal que impacta negativamente o custo das tarifas para todos os clientes da distribuidora. Além disso, o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento elétrico e representa um risco à segurança da população.

É importante ressaltar que as “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes, são parcialmente repassadas para a tarifa da distribuidora detentora da concessão, o que acaba afetando todos os consumidores durante as revisões tarifárias realizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Vale destacar que os atos de fraudar ou furtar energia elétrica configuram crimes previstos no Código Penal, e a penalidade pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, os responsáveis pelos atos ilegais são obrigados a pagar os valores referentes às tarifas de todo o período em que ocorreu o furto, acrescidos das devidas multas.

LEIA MAIS

Polícia investiga homem por suspeito de matar sua esposa

Ex-BBB é preso por porte ilegal de arma
Mulher ferida em suposto confronto é socorrida em Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios