As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí oferecem uma variedade de Práticas Integrativas Complementares (PICs) para promover saúde e bem-estar. Com opções como auriculoterapia, pilates, yoga e meditação, os usuários podem participar de atividades que vão além dos tratamentos convencionais, focando na saúde holística.
Os serviços são acessíveis por meio de agendamentos após consultas ou encaminhamentos. Além das UBSs, as PICs também são disponibilizadas na Academia da Saúde e no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco).
De acordo com a gerente da Academia de Saúde, Ana Claudia Crepaldi, as PICs são essenciais para atender as necessidades emocionais, mentais e sociais dos pacientes, promovendo autonomia no autocuidado. A auriculoterapia é a prática mais procurada, mas atividades como dança circular e lian gong também atraem grande participação, com mais de 5 mil adesões.
Os tratamentos oferecidos nas UBSs, como acupuntura e pilates, têm demonstrado eficácia no alívio de dores e no manejo de condições crônicas. Os usuários, como Paulo dos Santos e Elza Gonçalves, relatam melhorias significativas em sua saúde física e bem-estar após a adoção dessas práticas.
Para participar das PICs, visite sua UBS ou Clínica da Família e informe-se sobre as atividades disponíveis. Para mais detalhes, consulte o site da Prefeitura de Jundiaí: Rede de Saúde.
LEIA MAIS
📲Entre em nosso grupo e receba diversas vagas por dia em seu celular
Morre Agnaldo Rayol, destaque da música brasileira, aos 86 anos
Corpo carbonizado em carro em Itupeva é identificado como ex-policial militar