Autoescolas de Jundiaí sob fiscalização reforçada do Detran-SP
Crescimento de 31% nas ações em 2025 busca garantir legalidade na emissão de CNHs

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) intensificou a fiscalização das autoescolas, os chamados Centros de Formação de Condutores (CFCs), e Jundiaí tem sido um dos focos da operação. Entre janeiro e agosto de 2025, a Região Metropolitana de Jundiaí registrou 59 ações de fiscalização, ante 45 no mesmo período de 2024, um aumento de 31%. O resultado incluiu três cassações, uma suspensão e oito advertências.
No estado de São Paulo, o crescimento da fiscalização foi ainda mais expressivo: 62% a mais de ações em 2025 em comparação a 2024, com 121 autoescolas cassadas, 47 suspensas e 241 advertidas. Desde 2023, mais de 513 empresas em todo o Estado foram punidas.
Como são identificadas irregularidades
As equipes do Detran-SP realizam fiscalização presencial e remota, apoiadas por inteligência preditiva para identificar fraudes. Entre os flagrantes estão veículos parados em frente às autoescolas sem instrutores ou alunos, salas de aula vazias e provas teóricas registradas como aplicadas sem candidatos presentes.
Os casos detectados geram processo administrativo e podem ser encaminhados à esfera criminal para investigação judicial.
Compromisso com a segurança
O Detran-SP reforça, com essas ações, o objetivo de garantir a integridade da habilitação de motoristas e combater irregularidades que colocam em risco a segurança no trânsito.
LEIA MAIS
Eduardo Bolsonaro fala em eventual envio de caças e navios dos EUA ao Brasil após condenação do pai
Oktober Polo Jundiaí: Do Rock à Tradição Alemã, Festa Celebra a Diversidade de Ritmos