Eduardo Bolsonaro fala em eventual envio de caças e navios dos EUA ao Brasil após condenação do pai
Deputado federal licenciado voltou a criticar o STF e sugeriu possível intervenção militar americana dependendo do cenário político brasileiro

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a escalar o tom ao comentar a condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, o parlamentar disse acreditar que os Estados Unidos podem, no futuro, enviar caças F-35 e navios de guerra ao Brasil, caso o país siga “o caminho da Venezuela”.
“Acho que nesse momento não. Mas se o regime brasileiro for consolidado e tiver uma evolução igual à da Venezuela, com eleições nada transparentes, censura e prisões políticas, no futuro pode perfeitamente ser necessária a vinda de caças F-35 e de navios de guerra”, afirmou Eduardo.
Menção aos EUA e a Trump
Eduardo Bolsonaro citou ainda a declaração da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que recentemente comentou sobre a disposição do ex-presidente americano Donald Trump em “usar meios militares para proteger a liberdade de expressão”.
Segundo o deputado, “remédios diplomáticos” como sanções não seriam suficientes em um cenário de restrição de liberdades no Brasil.
Eleições de 2026
O parlamentar também relacionou a possibilidade de pressão internacional ao desenrolar das eleições de 2026. Para ele, a legitimidade do processo eleitoral será decisiva para o posicionamento dos Estados Unidos.
“Se nós não tivermos ampla participação da oposição, se houver eleições à base de censura, por que a maior potência mundial, farol da liberdade e da democracia, teria de reconhecer a democracia brasileira?”, questionou.
A fala ocorre em meio às repercussões da condenação de Jair Bolsonaro, que além da pena de prisão, enfrenta inelegibilidade e multas determinadas pelo STF.
LEIA MAIS
Bolsonaro é condenado a 27 anos: entenda o que acontece agora
Festa das Orquídeas apresenta oficina de cultivo com especialista