Saúde

Produção da vacina de Oxford está interrompida na Fiocruz

Por causa da paralisação serão 2,5milhão de doses a menos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu nesta quarta-feira (19), a produção da vacina contra a Covid-19. O motivo pela paralisação do imunizante de Oxford/AstraZeneca se deve pela falta de insumo. A previsão é que elas voltem a ser produzidas na próxima terça-feira (25).

Serão desligados os equipamentos que misturam os ingredientes, que fazem o envase e a rotulagem da vacina, ou seja, etapas que correspondem à primeira semana de produção da vacina. A interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque.

As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações. Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

LEIA TAMBÉM

Ministério da Saúde realiza pesquisa em Cajamar

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo