
O Dia D de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (22) em Jundiaí. A Prefeitura de Jundiaí disponibiliza 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a oferta da dose que deve ser recebida pelos públicos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) – pessoas entre 6 meses a 49 anos de idade, conforme critérios definidos. A meta é imunizar 95% dos públicos determinados pelo Ministério da Saúde, que em Jundiaí somam 283 mil pessoas.
Segundo a enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Selônia Patricia Caballero, as doses estarão disponíveis pela ação das 8h às 17h. “De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as doses devem ser aplicadas de forma seletiva – conforme a necessidade da carteira vacinal – para crianças entre 6 meses e menores de um ano devem tomar a dose 0, que foi inserida no ano passado. Entre um ano até 29 anos devem contar com duas doses da vacina tríplice. Já entre os adultos de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todos devem receber uma dose mesmo que já tenham a comprovação de vacinas anteriores”, explica.
De acordo com dados da VE, Jundiaí conta com 283 mil pessoas entre todos os públicos determinados pelo MS. Entre as crianças, a cobertura vacinal para o público entre 6 meses a 1 ano é de 82,10%, até março – data disponível para consulta no sistema do Ministério da Saúde (MS). As doses estarão disponíveis na antiga UBSs Novo Horizonte, UBS Eloy Chaves, UBS Guanabara, UBS Central, UBS Morada das Vinhas, UBS Santa Gertrudes, UBS Maringá, UBS Esplanada, UBS São Camilo, UBS Jundiaí Mirim e UBS Tamoio.
A data também é uma oportunidade para que os pais atualizem as carteiras de vacinação das crianças, já que as demais vacinas também estarão disponíveis.

Dia D de Vacinação contra o Sarampo é oportunidade para receber a dose contra a doença e atualizar a carteira vacinal com as demais doses
A cidade não registra óbito para o sarampo. No ano passado, foram notificados 359 casos suspeitos para sarampo, sendo 118 deles confirmados após exames. Neste ano, dos 12 casos notificados, nenhum foi positivado. De acordo com último balanço da VE, durante esta campanha, entre o público de 6 meses a 29 anos, foram aplicadas 1.709 doses, e entre 30 a 49 anos, 5.655 doses.
A dose está disponível durante todo o ano, nas UBSs, porém, o Dia D é uma oportunidade a mais para as pessoas que não possuem a disponibilidade para a imunização durante o horário comercial, aproveitarem para receber a dose, além de atualizarem a carteira vacinal dos filhos.



