Salvador dá o pontapé no Brasil para vacinar crianças contra a Covid-19
Capital será a primeira a imunizar as crianças de 5 a 11 anos
A vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos vai começar já nesta sexta-feira (14) no Brasil. Ela irá ocorrer primeiro em Salvador, Capital da Bahia e de acordo com o prefeito Bruno Reis, 16 mil doses irão chegar na sexta.
Em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, o chefe do executivo confirmou a informação. “A previsão é amanhã [sexta] à tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador”, detalhou.
Ainda segundo o prefeito de Salvador, com a chegada de novas doses, as crianças menores serão vacinadas, seguindo estratégia semelhante a que foi adotada desde a chegada das vacinas em 2021, quando os idosos foram imunizados e, em seguida, as pessoas com idade menor.
Autorização dos pais
Será necessário, por decisão do Ministério da Saúde, uma autorização expressa dos responsáveis. “Foi uma orientação do Ministério. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas”, disse Bruno Reis.
O prefeito destacou que, para acelerar o processo, a autorização deve ser levada já preenchida pelo responsável legal.
“Só um responsável legal precisa assinar. É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente é importante levar essa declaração que pode ser do [próprio] punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar” [Clique aqui e acesse um modelo de declaração]
Após a chegada das doses na Bahia, prevista para acontecer à 1h40 desta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde deve iniciar a distribuição das doses. O cronograma de aplicação deve ser divulgado pelas prefeituras.
LEIA TAMBÉM
Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças