Transplantados enfrentam rotina complexa de consultas e exames para terem vida longa e saudável
Recém-chegado ao Brasil, o serviço exclusivo Médico Concierge proporciona um acompanhamento global da saúde do paciente sendo bastante recomendado para atendimento de transplantados e auxilio aos familiares
A cirurgia de transplante de coração é feita no Brasil desde 1968, como última alternativa de tratamento para pacientes com sérios problemas cardíacos. Com a evolução das pesquisas em medicina, a técnica permitiu uma boa qualidade de vida para os transplantados.
A espera pela chegada do órgão deixa todos em alerta: equipe médica, paciente e familiares. Quando aparece uma oportunidade de fazer o transplante, todas as etapas precisam ser seguidas com rigor e de forma rápida e precisa. Isto é, o cronômetro é disparado e o órgão precisa estar no corpo do receptor em até 4 horas. Feita a cirurgia, o paciente levará um bom tempo para a recuperação plena. Os cuidados precisam ser mantidos em médio e longo prazo, já que o paciente precisará de atenção durante toda a vida.
Durante o período em que se encontra na UTI, também pode ser necessário o uso de outros dispositivos que auxiliam no cuidado e monitoramento inicial do transplantado, dependendo das condições do paciente. Assim que deixa a UTI, o paciente é encaminhado para um quarto ou leito enfermaria porque ele ainda não pode voltar para casa. Quando as condições clínicas gerais estão estabilizados e os riscos de complicação já minimizaram, o transplantado recebe alta hospitalar.
De acordo com a PhD em cirurgia cardíaca Dra. Marise Gomes, após a adrenalina pela busca do órgão surge uma nova e importante fase repleta de desafios. Sem dúvida, é nessa hora que paciente e família se sentem aflitos porque são exigidos outros cuidados que são essenciais para uma vida longa e saudável.
“O paciente deverá ser acompanhado com consultas em ambulatório, coleta de exames laboratoriais e para administrar toda essa rotina pode ser um pouco confuso e difícil. Esse é um dos momentos primordiais para a presença do atendimento do Médico Concierge, que é uma especialidade médica focada na prática na relação direta e contínua entre médico e paciente, baseado nos pilares: empatia, compaixão e conexão”, explica a médica especialista em Médico Concierge, que recentemente trouxe a especialidade para o Brasil após vivenciar bons resultados nos EUA, onde atua há 15 anos em hospitais e universidades de referências mundiais.
LEIA MAIS
Faustão tem recuperação boa e é transferido para o quarto em SP