Fórmula 1 está no cotidiano dos motoristas comuns
Muito da tecnologia usados nos veículos fazem parte do dia dia

Brasileiro, americano, inglês, alemão, italiano e japonês são fãs de automobilismo e velocidade. Tanto que são deles os maiores índices e presença em diversas competições e também na audiência. A Fórmula 1 é o chamado carro-chefe das competições esportivas automotoras. Mas sabia que muito da tecnologia dos veículos da competição estão incorporados nos carros que vemos em nossas cidades?
Muitos não sabem, mas a tecnologia da F1 mudou diversos comportamentos em relação aos automóveis, e proporcionou a segurança, economia e agilidade das pistas de corrida para os carros de trabalho e de passeio. Tantas inovações que hoje podem até parecer comuns, mas as pessoas nem imaginam, mas vieram de um dos esportes mais famosos do mundo.

O CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, Daniel Schnaider, fala que o IoT (telemetria) ajuda na redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Ele é especialista em tecnologias disruptivas, trouxe algumas curiosidades sobre todos esses avanços proporcionados pelas pistas.
Confira a importância de cada equipamento do veículo
- O que é o IoT (telemetria)?
A tecnologia, que veio das pistas da Formula 1, traz um feedback de como o esportista está pilotando e como o carro está em relação à mecânica. Hoje ela está intrinsicamente relacionada a gestão de frotas para salvar vidas, proporcionar uma direção responsável e reduzir custos além de permitir uma visão completa do veículo (manutenções, trocas de peças, prevenção de panes, acidentes e uma postura mais proativa diante dos riscos).
Como surgiu o cambio semiautomático?
O primeiro carro a utilizar foi uma Ferrari em 1989, com Nigel Mansell no volante, que levou o prêmio do GP do Brasil com a tecnologia. O recurso foi aprimorado e, no início, vendido nos carros de luxo.
A importância da fibra de carbono e alumínio?
O peso dos carros atrapalhava a performance dos pilotos. A solução para esse problema tinha que ser segura e leve, então as fibras chegaram de vez. Atualmente são utilizadas em tetos, rodas ou capôs, deixando os veículos mais leves e econômicos.
O ABS
O freio é a segurança dos carros, indiscutivelmente. Eles não vieram exatamente da F1, mas sim da 24 Horas de Le Mans. Esse mecanismo não trava as rodas completamente, fazendo com que o carro não deslize.
A origem dos retrovisores?
Primeiro, foi um espelho de bolso, utilizado pelo piloto Ray Harroun na primeira edição das 500 milhas de Indianápolis, em 1911. Depois foi desenvolvido e patenteado pelo engenheiro Elmer Berger.
O que são os motores híbridos?
Uma mistura de eletricidade com combustão interna. Esse tipo de tecnologia proporciona um aproveitamento melhor do próprio motor e redução no custo do combustível.
Outros equipamentos
Além dessas tecnologias, foram inventadas para as pistas: controle de tração, suspensão ativa, pneus resistentes e motorização eficiente com materiais de alta resistência, como alumínio e titânio.
Leia também