
Itupeva e outras cidades que integram à Região de Campinas irão realizar barreiras sanitárias, com o objetivo de barrar a vinda de turistas da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo, por conta do megaferiado decretado a partir do dia 26 de março.
O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi explicou as razões para realizar tal medida que começa a valer já nesta sexta. “Como teremos um feriado prolongado em São Paulo, precisamos ficar atentos em nossa cidade. Vamos intensificar as nossas ações no combate ao Coronavírus”, diz o prefeito.
“Esse é um momento delicado. A situação é grave, pois há mais de 10 dias estamos com os leitos lotados no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, lembrando que nós já havíamos aumentado à capacidade. Precisamos nos unir e entrar nessa guerra para vencer”.
Vale lembrar que Itupeva é uma das cidades que já estão com todos os leitos ocupados por pacientes com coronavírus. Mas além das barreiras sanitárias para controlar e evitar a vida dos turistas, também foi passado um alerta para os comerciantes, empresários e líderes religiosos foram comunicados das ações e convidados a colaborarem ainda mais, principalmente nesta fase considerada a mais difícil até agora.
Além disso, os supermercados serão orientados a higienizar os carrinhos de compra, aferir a temperatura dos clientes e controlar o acesso de pessoas em seus espaços internos. A Prefeitura continuará disponibilizando profissionais para orientar e fiscalizar estas ações.
A fiscalização
A Guarda Civil Municipal, a Vigilância Sanitária e a Fiscalização do Comércio estarão nas ruas atendendo as denúncias. Também realizarão ações ostensivas, para evitar o descumprimento do decreto e as aglomerações. A Polícia Militar do Estado de São Paulo dará apoio nas ações.
A Prefeitura de Itupeva também colocou carros de som para circular por todos os bairros da cidade com mensagem de incentivo ao isolamento social. “O objetivo é que todos tomem conhecimento da gravidade que estamos vivendo e que se conscientizem”, afirma o prefeito Marcão Marchi.
As medidas preventivas continuam sendo essenciais para o combate à Covid-19. É importante manter o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social para controlar o contágio pelo coronavírus.
“Se fizermos nossa parte e dermos cada vez mais tempo para o sistema de saúde e a ciência fazerem a delas, poderemos minimizar consideravelmente nossas perdas humanas”, completou.
Leia também