Insumos da CoronaVac devem chegar ao Brasil no fim de maio
A expectativa é produzir 7 milhões de doses

Nesta segunda-feira (17), o Governo de São Paulo confirmou que a China vai liberar um lote de 4 mil litros de insumos. Eles farão a produção de 7 milhões de doses da CoronaVac para serem distribuídos pelo Brasil. O embarque da matéria-prima ocorra no próximo dia 25, com chegada no dia 26.
O governador João Doria confirmou a informação e comemorou a vinda. “O Butantan recebeu nesta manhã da China a previsão do envio de nova remessa de insumos ao Brasil para produção da vacina do Butantan. A chegada do novo lote com 4 mil litros de insumos está prevista para o dia 26”, afirmou.
A carga é enviada pela biofarmacêutica Sinovac, com sede em Pequim. Na sexta-feira (14), o Governo de São Paulo entregou mais 1,1 milhão de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, o Instituto Butantan chegou à marca de 47,2 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde ao Brasil desde o início deste ano.
O quantitativo entregue na sexta-feira já contempla o início do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde para mais 54 milhões de vacinas. A vacina do Butantan abasteceu, até o momento, 70% de todo o sistema vacinal do país.
Relembre a polêmica
O instituto aguardava autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Mas as questões referentes à relação diplomática Brasil x China teriam interferido diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos. Só que até o momento não há entraves relativos à disponibilização de IFA ao Butantan por parte da biofarmacêutica Sinovac.
Além das novas doses da vacina contra a covid-19, serão entregues em maio mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde, para distribuição em todo o país.
LEIA TAMBÉM