Insumo da CoronaVac chega a São Paulo
São 3 mil litros do IFA que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos e a produção vai voltar

Chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o novo lote do insumo da CoronaVac. Ao todo são 3 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que serão capazes de produzir 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
O Instituto Butantan recebeu a carga nesta terça-feira (25) e confirmou que irá retomar a produção das vacinas após mais de 10 dias de paralisação. O Butantan havia suspendido completamente a produção da CoronaVac por falta de matéria-prima. Cidades ao menos 18 estados chegaram a interromper a vacinação com a segunda dose por falta do imunizante.
A partir do momento que o IFA chega no Butantan, aguarda-se, em média, 24 horas para iniciar o envase, segundo o Instituto. Mas o governador João Doria (PSDB) afirmou que a produção deve ser retomada já na madrugada desta quarta-feira (26).
“Os insumos que chegam agora serão processados no Instututo Butantan a partir de já, imediatamente. Eles serão transportados hoje ao Butantan e, nesta madrugada, começamos a produzir essas 5 milhões de doses”, disse Doria em coletiva de imprensa no aeroporto.
Expectativas de entregas
De acordo com o Governo de São Paulo, a estimativa é que as novas doses da CoronaVac sejam entregues ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização (PNI) no prazo máximo de 14 dias. Além do envase, os insumos também passam pelos processos de rotulagem, embalagem e controle de qualidade.
“O Butantan opera 24 horas por dia para dar velocidade à produção de vacinas. No prazo limite de 14 dias nós já estaremos entregando esses 5 milhões de doses da vacina”, disse o governador.
LEIA TAMBÉM