Mais uma fábrica da Pfizer é incluída e aprovada pela Anvisa
Ela vem dos Estados Unidos e é uma fabricante alternativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão da empresa Exelead, localizada em Indianápolis, estado da Indiana, nos Estados Unidos, como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A solicitação de inclusão foi feita em 24 de agosto e aprovada ontem (31) pela Anvisa.
De acordo com a agência, a introdução da unidade aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica e de formulação do medicamento a granel. O produto fabricado na Exelead é, então, transportado até o local das etapas de envase e embalagem.
A análise das informações enviadas pela Pfizer foi concluída na semana passada pela equipe técnica da Anvisa, para que fosse verificado o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) da unidade. A certificação valida as estruturas e condições técnico-operacionais de determinada fábrica para a produção do imunizante.
“Todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil precisam ter a sua cadeia produtiva integralmente autorizada pela agência. Isso significa que cada nova planta fabril incluída deve estar de acordo com os requisitos de BPF”, explicou a Anvisa, em nota. O objetivo é garantir que as mudanças não alterem as características do produto final registrado na agência.
Com a inclusão, a cadeia produtiva da vacina da Pfizer tem agora oito empresas distribuídas nos Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Bélgica.
Por Agência Brasil
Mais entregas para o Brasil
A aprovação de mais uma fábrica garante que mais doses da Pfizer possam chegar ao Brasil. Enquanto isso, o laboratório fez a entrega de mais 2,6 milhões de doses nesta quarta-feira (1º). Os dois lotes virão no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Os lotes foram divididos em aviões com 1.521.000 e 1.140.750 vacinas. O primeiro chega ao terminal às 18h40, enquanto que o segundo está previsto para 19h. As remessas fazem parte do novo cronogramas de entregas da empresa, que prevê o envio de 10 milhões de doses até domingo (5). Na terça (31), o país recebeu um lote com 1,1 milhão de imunizantes.
Até agora, o Ministério da Saúde já recebeu, em 57 lotes, 53 milhões das 100 milhões de doses do primeiro contato com a Pfizer, assinado em 19 de março de 2021, a farmacêutica deve concluir a entrega até o final de setembro.
LEIA TAMBÉM
Dez milhões de doses da CoronaVac são entregues ao Ministério da Saúde