Saúde

Mais uma fábrica da Pfizer é incluída e aprovada pela Anvisa

Ela vem dos Estados Unidos e é uma fabricante alternativa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão da empresa Exelead, localizada em Indianápolis, estado da Indiana, nos Estados Unidos, como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A solicitação de inclusão foi feita em 24 de agosto e aprovada ontem (31) pela Anvisa.

De acordo com a agência, a introdução da unidade aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica e de formulação do medicamento a granel. O produto fabricado na Exelead é, então, transportado até o local das etapas de envase e embalagem.

A análise das informações enviadas pela Pfizer foi concluída na semana passada pela equipe técnica da Anvisa, para que fosse verificado o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) da unidade. A certificação valida as estruturas e condições técnico-operacionais de determinada fábrica para a produção do imunizante.

“Todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil precisam ter a sua cadeia produtiva integralmente autorizada pela agência. Isso significa que cada nova planta fabril incluída deve estar de acordo com os requisitos de BPF”, explicou a Anvisa, em nota. O objetivo é garantir que as mudanças não alterem as características do produto final registrado na agência.

Com a inclusão, a cadeia produtiva da vacina da Pfizer tem agora oito empresas distribuídas nos Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Bélgica.

Por Agência Brasil

Mais entregas para o Brasil

A aprovação de mais uma fábrica garante que mais doses da Pfizer possam chegar ao Brasil. Enquanto isso, o laboratório fez a entrega de mais 2,6 milhões de doses nesta quarta-feira (1º). Os dois lotes virão no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Os lotes foram divididos em aviões com 1.521.000 e 1.140.750 vacinas. O primeiro chega ao terminal às 18h40, enquanto que o segundo está previsto para 19h. As remessas fazem parte do novo cronogramas de entregas da empresa, que prevê o envio de 10 milhões de doses até domingo (5). Na terça (31), o país recebeu um lote com 1,1 milhão de imunizantes.

Até agora, o Ministério da Saúde já recebeu, em 57 lotes, 53 milhões das 100 milhões de doses do primeiro contato com a Pfizer, assinado em 19 de março de 2021, a farmacêutica deve concluir a entrega até o final de setembro.

LEIA TAMBÉM

Dez milhões de doses da CoronaVac são entregues ao Ministério da Saúde

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios