Serrana começa a aplicar a terceira dose para toda a população idosa
Cidade que aplicou vacinação em massa inicia uma nova etapa de testes
Serrana ficou marcada por ser a primeira cidade brasileira a realizar uma vacinação em massa contra a Covid-19. E nesta segunda-feira (6), o município vai começar a aplicar a terceira dose, para garantir o reforço contra a as variantes. Os idosos a partir de 60 anos deverão ser imunizados.
De acordo com a Prefeitura de Serrana, a expectativa é que 1,5 mil pessoas recebam o reforço ao longo do dia. Ao todo, cinco mil doses foram doadas ao município pelo instituto para a nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19, que vai abranger toda a população idosa.
De acordo com o prefeito Léo Capitelli (MDB), todos os idosos que já completaram o esquema vacinal receberão o reforço, inclusive aqueles que tomaram as duas doses a menos de 180 dias. É que o Ministério da Saúde e o governo de São Paulo estipulam este intervalo mínimo para recebimento da dose adicional.
Ainda assim, Capitelli informou que a estratégia é segura e importante para frear o avanço da variante delta, que já infectou dois moradores da cidade. No início de 2020, moradores de Serrana foram voluntários do Projeto S, estudo clínico que demonstrou a eficácia da CoronaVac em uma população inteira.
A escolha por Serrana
Em junho, resultados apresentados pelo Butantan apontaram que casos sintomáticos da doença tiveram uma redução de 80% após as duas doses da vacina, além da queda de 95% no número de mortos na cidade em abril e recuo de 86% nas hospitalizações.
Agora, segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, esta etapa de imunização deve observar justamente a eventual manifestação de casos da variante delta.
“Serrana é um verdadeiro laboratório epidemiológico. Isso vai permitir o acompanhamento em relação a essa possível ameaça representada pela variante delta. Ela nos preocupa, sem dúvida nenhuma, e nós estamos tomando a medida para que o estudo inclusive responda em relação a essa variante.”
Como funciona a nova aplicação
Nesta segunda-feira, a vacinação acontece na escola municipal Maria Celina Walter de Assis, das 9h às 19h. Os moradores não precisam fazer o agendamento.
Durante a aplicação, a prefeitura realiza uma nova fase do inquérito epidemiológico com a aplicação de testes rápidos. Os moradores que tiverem resultado positivo para o coronavírus deverão fazer o teste RT/PCR, que aponta a infecção no organismo.
A vacinação será suspensa na terça-feira (7) por causa do feriado da Independência do Brasil. A aplicação será retomada na quarta-feira (8) e acontecerá na Sala de Vacinas Municipal, que fica na Rua João Antônio Terçariol, 76.
De quarta a sexta-feira (10), a prefeitura promoverá um mutirão, das 16h30 às 20h, na Escola Municipal Maria Celina Walter de Assis.
LEIA TAMBÉM
Estudo em Serrana revela controle da pandemia após 75% de pessoas vacinadas