Saúde

Mortes por Covid-19 no Brasil recuam mais de 30%

Os índices são menores desde dezembro, mas os cuidados devem continuar

As mortes por Covid-19 no Brasil, vem apresentando quedas e menores patamares. Segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a média diária de 617 óbitos. Este é o menor nível desde 28 de dezembro de 2020 (611 mortes).

Até o fim de agosto, o menor nível de mortes do ano havia sido registrado em 3 de janeiro (697). Em 27 de agosto, a média ficou abaixo desse patamar, ao apresentar 688 óbitos. A marca foi sendo batida dia após dia, até 2 de setembro, quando se chegou à média de 621.

Nos dias seguintes, a média ficou relativamente estável. Ontem, voltou a cair e a apresentar o menor patamar do ano. A média de ontem representa um recuo de 21% na comparação com duas semanas antes. Já em relação ao mês anterior, a queda chegou a 30,4%.

O pico de óbitos na pandemia de covid-19 no país foi registrado em 12 de abril, quando foi observada uma média de 3.124 mortes, cinco vezes acima do número apresentado ontem pela Fiocruz. A média móvel de sete dias é calculada somando-se os dados do dia em questão com os seis dias anteriores e dividindo-se o resultado por sete.

Cuidados prosseguem

Mas apesar da vacina estar avançando e os números de casos e internações estarem caindo, os cuidados devem continuar. É fundamental seguir com o uso da máscara ao sair de casa, sempre fazer a higienização das mãos e cumprir o distanciamento social.

O motivo da preocupação se deve as variantes do coronavírus que vem avançando, especialmente com a Delta, que é de fácil contágio. Além disso, também deve tomar cuidado com a variante Mu. De acordo com pesquisadores, além de fácil contágio, também é capaz de quebrar a imunização fornecida pela vacina.

LEIA TAMBÉM

Josy do BBB9 morre aos 43 anos nesta semana

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios