• LouveiraSaúde

    Louveira promove o passeio ciclístico do Outubro Rosa

    Concentração será na Fazenda Santo Antônio e o percurso será de 7 Km

  • A Prefeitura de Louveira promove mais um evento voltado ao Outubro Rosa. Neste domingo (25), vai acontecer um passeio ciclístico para mobilizar mulheres e famílias da cidade na campanha de prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer de mama.

    A concentração está marcada para às 8h, na Fazenda Santo Antônio. O circuito terá cerca de 7km com passagem por diversas ruas e avenidas da cidade. Entre elas, a Estrada das Rainhas (sentido centro), Rua 21 de Março, Avenida José Niero, Rua Armando Steck, Rodovia Geraldo Dias. Não é preciso realizar inscrição. Para participar, basta comparecer no local.

    No retorno à Fazenda, os participantes poderão curtir aulas de zumba e praça de alimentação com food trucks. O Espaço Saúde será instalado no local para orientar mulheres sobre o autoexame das mamas e a importância dos cuidados preventivos. Quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura.

    A Secretaria de Saúde pede que os participantes utilizem peças de roupa ou acessórios na cor rosa.

    O Outubro Rosa

    O tema “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, lançado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), foi o escolhido pela Prefeitura de Louveira para basear as ações do Outubro Rosa.

    O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990. Foi quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama (o laço cor-de-rosa) foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, promovida anualmente.

    O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

    O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

    O câncer de mama

    O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

    Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

    O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

    Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

    LEIA TAMBÉM

    Campo Limpo realiza Dia D de mutirão de saúde da mulher no sábado

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco