Esporte

Botafogo volta a elite do futebol com o título da Série B

Conquista veio com uma rodada de antecedência

Quando uma equipe tradicional cai para a Série B do Campeonato Brasileiro, o drama é imenso e é necessário um grande esforço e entendimento para superar os adversários. Foi o que o Botafogo conseguiu fazer e entender a competição para conquistar o acesso à Série A do Brasileirão e com direito ao título. Nesse domingo (21), o Fogão superou o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul e garantiu o título coroando a volta à Primeira Divisão.

Mesmo fora de casa, o Botafogo tomou conta das ações da partida desde o início. A equipe de Enderson Moreira criava, mas a condição ruim do gramado atrapalhou o trabalho de troca de passes do time carioca. O Xavante tentava atacar em lançamentos longos para Erison brigar com a defesa. Mas em cobrança de falta na área do time gaúcho, Navarro ajeitou para Diego Gonçalves finalizar sem chances para o goleiro. Mesmo em desvantagem, a equipe gaúcha não encontrou forças para atacar o adversário.

Torcida e jogadores comemoraram o retorno.

Já no segundo tempo, o Botafogo passou a jogar com mais cuidados defensivos. O Brasil tentou encontrar o gol de empate, mas não conseguiu superar o sistema defensivo do adversário. O Xavante ficou em vantagem numérica após a expulsão de Barreto, mas o Fogão soube administrar o resultado e confirmou a vitória do título antecipado. E teve um fator importante para a conquista, já que o Coritiba, que era o principal concorrente, perdeu no Couto Pereira por 1 a 0 para o CSA.

Caminho do retorno

A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro da Série B ficou marcada com a presença do maior número de campeões brasileiros. Além do Botafogo, Cruzeiro, Vasco da Gama, Coritiba e Guarani também conquistaram a competição, o que marcou o equilíbrio e decepções. Casos da celeste mineira e dos vascaínos, que vão permanecer na Segunda Divisão.

Mas a campanha do Botafogo na Série B não foi nada fácil, pelo contrário. Até uma parte do segundo turno, os cariocas não eram vistos como favoritos ao acesso devido a uma campanha irregular. Até a 28ª rodada, o clube nem figurava no G4 para o acesso.

Mas a partir da 29ª rodada, a reallidade mudou e sob o comando do técnico Enderson Moreira, o Fogão teve uma bela arrancada. Nas últimas nove rodadas, foram seis vitórias e três empates. E contando com os tropeços dos adversários, o Botafogo garantiu o acesso e o título.

LEIA TAMBÉM

A América é das minas do Corinthians

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios