EsporteGaragem AZ

Fórmula 1 perde Frank Williams

Ele fundou a equipe Williams e viu sete pilotos e a construtura ganharem títulos da categoria

A Fórmula 1 se despediu neste domingo (28) de um dos símbolos e lendas da categoria. Frank Willliams, fundador da Williams, morreu aos 79 anos. A construtora é uma das maiores da Fórmula 1 e conquistou nove títulos entre os construtores e ainda sete taças entre os pilotos, como Nelson Piquet e Alain Prost.

Nélson Piquet, tricampeão com Frank Williams. Créditos: Reprodução..

Sir Frank, que sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente de carro em 1986 que o tornou incapaz de andar, começou a reduzir sua carga de trabalho na F-1 em 2012, quando ele saiu da diretoria da Williams.

Ele passou algum tempo no hospital em 2016 se recuperando de uma pneumonia e, posteriormente, parou de viajar para as corridas. Ele também foi internado no hospital em dezembro do ano passado.

O britânico e sua família, incluindo a filha Claire, que comandava a equipe no dia-a-dia desde 2013, deixaram a F-1 no início deste ano. Foi após ele vencer a equipe para a empresa de investimentos Dorilton Capital. Daí em diante, Claire assumiu como representante da família e mais tarde foi nomeada vice-diretora da equipe cuidando do dia-a-dia em execução. Entretanto, Sir Frank manteve o título principal da equipe.

Repercussão

Após a notícia da morte de Sir Frank, um comunicado da Williams disse: “É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe pode confirmar a morte de Sir Frank Williams CBE, fundador e ex-diretor da Equipe Williams Racing, aos 79 anos.

“Depois de ser internado no hospital na sexta-feira, Sir Frank faleceu pacificamente esta manhã cercado por sua família. Hoje prestamos homenagem à nossa figura tão amada e inspiradora. Frank fará muita falta. Pedimos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos de privacidade da família Williams neste momento.”

O presidente e CEO da F-1, Stefano Domenicali, disse: “Esta manhã, Claire Williams ligou para me informar da triste notícia de que seu amado pai, Sir Frank Williams, havia falecido. “Ele era um verdadeiro gigante do nosso esporte que superou os desafios mais difíceis da vida e lutou todos os dias para vencer dentro e fora da pista. Perdemos um membro muito amado e respeitado da família F1 e ele fará muita falta.

“Suas incríveis conquistas e personalidade serão gravadas em nosso esporte para sempre. Meus pensamentos estão com toda a família Williams e amigos neste momento triste.”

Atual comando

Enquanto isso, o atual CEO da Williams e diretor da equipe Jost Capito também prestou homenagem ao fundador da equipe, dizendo: “A equipe Williams Racing está realmente triste com a morte de nosso fundador Sir Frank Williams.

“Sir Frank era uma lenda e ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi um dos únicos e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis em sua vida, ele levou nossa equipe a 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes mais bem sucedidas da história do esporte.

“Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo o ethos central da nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams sob o qual corremos com orgulho. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil.”

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios