Saúde

Vacinação de crianças contra a Covid-19 pode começar no Brasil em janeiro

Ministério da Saúde mostrou favorável, mas a recomendação após consulta deve ser mantida

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde enfim se manifestou sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Por meio de nota, a pasta se mostrou favorável e, inclusive, deu um prazo para o início dela. A campanha poderá começar já em janeiro de 2022.

Mas apesar da boa notícia, tem ressalva do Ministério da Saúde. A sociedade ainda está sendo ouvida durante  a consulta pública e a previsão será mantida. Mas desde que o posicionamento não mude após a conclusão do processo.

No último dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a imunização das crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer. Mas apesar disso, o governno federal não fez uma liberação imediata. O mininstro Marcelo Queiroga  já disse que não há emergência para vacinar este público e que a ‘pressa é inimiga da perfeição”.

Uma decisão é cobrada do governo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Sinais favoráveis

Após críticas da Anvisa às reações de Queiroga, questionamentos dos conselhos de secretários de saúde e de especialistas, agora o governo dá os primeiros sinais de que a vacinação infantil contra Covid é uma questão de tempo no país.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, informou a pasta comandada pelo ministro Marcelo Queiroga.

O posicionamento termina com a seguinte conclusão: “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.

Na semana passada, ao se posicionar na apresentação da consulta pública, o ministério informou que o contrato vigente com a Pfizer tem entregas previstas para a partir de 10 de janeiro. Atualmente o Brasil tem a previsão de 100 milhões de doses no terceiro contrato com a empresa. “Esse contrato já engloba o fornecimento de novas versões da vacina, inclusive para diferentes faixas etárias”, declarou a Pfizer.

LEIA TAMBÉM

Vacina contra a Covid-19 é segura, informa secretária do Ministério da Saúde

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios