Robert Lewandowski e o melhor jogador do mundo da FIFA
No feminino deu a espanhola Alexia Putellas e o Chelsea teve dobradinha de técnicos como os melhores
A máquina de gols, Robert Lewandowski, foi escolhido como o melhor jogador do mundo pelo prêmio The Best, anunciado pela FIFA nesta segunda-feira (17). O atacante do Bayern de Munique superou Lionel Messi (PSG) e Mohamed Salah (Liverpool).
Lewa repete o feito conquistado na temporada 2019/2020. Na temporada 20/21, o jogador polonês marcou 48 gols em 40 jogos pelo Bayern de Munique. Ele se tornou campeão alemão e da Supercopa da Alemanha.
Já no feminino, a meia atacante do Barcelona, Alexia Putellas, venceu o FIFA The Best. Ela justificou o favoritismo, pois em outubro, no prêmio Bola de Ouro da Revista France Football, também foi eleita a melhor jogadora do mundo.
Alexia, de 27 anos, superou na votação as atacantes Jenni Hermoso, sua colega no Barcelona e na seleção espanhola, e a australiana Sam Kerr, do Chelsea.
Na temporada 2020/21, Alexia liderou o Barcelona na conquista da Tríplice Coroa, com os títulos da Liga dos Campeões da Uefa, do Campeonato Espanhol e da Copa da Rainha. Por suas atuações, a espanhola foi eleita pela Uefa a melhor meio-campista e melhor jogadora da Europa ao fim da temporada.
Primeira jogadora espanhola a conquistar o prêmio de melhor jogadora do mundo, Alexia repete o feito da americana Megan Rapinoe em 2019, como a segunda jogadora a vencer no mesmo ano o Fifa The Best e a Bola de Ouro.
Treinadores
Já na escolha dos melhores técnicos, dobradinha do Chelsea. O clube inglês teve Thomas Tuchel, no masculino e Emma Hayes, no feminino, eleitos como os melhores treinadores do mundo. Enquanto Tuchel superou na votação o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e o italiano Roberto Mancini, Emma bateu o espanhol Lluís Cortés, campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona e atualmente na seleção da Ucdrânia, e a holandesa Sarina Wiegman, vencedora do prêmio ano passado.
Thomas Tuchel assumiu o comando do Chelsea em janeiro de 2021, vindo do Paris Saint-Germain, e levou o time inglês aos títulos da Liga dos Campeões da Uefa e da Supercopa da Uefa, além do vice-campeonato da Copa da Inglaterra.
Já Emma Hayes levou o Chelsea aos títulos do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, além do vice-campeonato na Liga dos Campões da Uefa.
Veja as seleções dos melhores no masculino e no feminino
Seleção Masculina:
- Goleiro: Gianluigi Donnaruma (Itália, Milan e PSG);
- Defensores: David Alaba (Áustria, Bayern de Munique e Real Madrid), Leonardo Bonucci (Itália, Juventus) e Ruben Dias (Portugal, Manchester City);
- Meio-campistas: Jorginho (Itália, Chelsea), Kevin de Bruyne (Bélgica, Manchester City) e N’Golo Kanté (França, Chelsea);
- Atacantes: Cristiano Ronaldo (Portugal, Juventus e Manchester United), Erling Haaland (Noruega, Borussia Dortmund), Robert Lewandowski (Polônia, Bayern de Munique) e Lionel Messi (Argentina, Barcelona e PSG).
Seleção feminina:
- Goleira: Christiane Endler (Chile, PSG e Lyon)
- Defensoras: Lucy Bronze (Inglaterra, Manchester City), Millie Bright (Inglaterra, Chelsea), Magdalena Eriksson (Suécia, Chelsea) e Wendie Renard (França, Lyon);
- Meio-campistas: Estefania Banini (Argentina, Levante e Atlético de Madrid), Barbara Bonansea (Itália, Juventus) e Carli Lloyd (Estados Unidos, NJ e NY Gotham FC);
- Atacantes: Marta (Brasil, Orlando Pride), Vivianne Miedema (Holanda, Arsenal) e Alex Morgan (Estados Unidos, Tottenham, Orlando Pride e San Diego Wave).
LEIA TAMBÉM
Palmeiras supera o Internacional e chega às quartas da Copa São Paulo