Política

Chapa Lula-Alckmin para as eleições presidenciais é lançada em São Paulo

Lideranças de partidos filiados ao PT estiveram presentes. Geraldo Alckmin não participou em razão da Covid

Neste sábado (7) aconteceu o lançamento oficial da chapa presidencial Lula-Alckmin em São Paulo. A chapa é encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidente da República e por Geraldo Alckmin, pré-candidato à vice-presidente.

O evento aconteceu Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Alckmin, no entanto, participará apenas de forma virtual, já que foi diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (6).

Além das lideranças do PT e do PSB, a cerimônia também contou com a presença dos partidos que já declararam apoio formal à chapa: PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede. Além disso, centrais sindicais, movimentos sociais e militância das legendas também foram convocadas.

Questionado sobre a possibilidade da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ser uma ministra, caso consiga se elegar, Lula descartou a possibilidade. “Tem muita gente, na perspectiva de criar confusão entre nós dois, que diz: ‘você vai levar a Dilma para o ministério?’ . Nem eu vou levar, e jamais a Dilma caberia em um ministério. Porque a Dilma tem a grandeza de ter sido a primeira mulher presidente da história deste país. Dilma, você não vai ser ministra, mas vai ser minha companheira de todas as horas como sempre foi”, disse Lula.

“Prato com chuchu”

De maneira remota, Geraldo Alkcmin falou no lançamento da chapa. Ele lamentou não poder estar no evento em razão da Covid-19. Embora esteja bem, fez questão de agradecer e garantiu que o passado está esquecido.

“Nenhuma divergência do passado, nenhuma diferença do presente, nem as eventuais discordâncias de hoje ou de amanhã. Absolutamente nada servirá de desculpa ou pretexto para que eu deixe de defender com toda minha convicção a volta de Lula à Presidência do Brasil. […] Acima das disputas, algo mais urgente e relevante se impõe: a defesa da própria democracia”, disse Alckmin.

Ele criticou o atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição.

“O Brasil sobrevive hoje ao mais desastroso e cruel governo da sua história. Perdulário nas despesas públicas, hipócrita no combate à corrupção, patrocinador de conflitos temerários e querelas inúteis, despreparado na questão de economia, ineficiente administrativamente e socialmente injusto e irresponsável. […] Prometemos hoje ao Brasil um governo realmente democrático.”

Alckmin também brincou com seu apelido de “chuchu” e com o fato de ser adversário histórico de Lula no passado.

“Mesmo que muitos discordem da sua opinião de que lula é um prato que cai bem com chuchu – o que eu acredito vá ainda se tornar um hit da nossa culinária –, quero lhe dizer perante toda a sociedade brasileira: muito obrigado. Serei um parceiro leal, seriamente compromissado com seu propósito de fazer o Brasil um país mais justo e economicamente mais forte”, disse o ex-governador.

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios