Campo Limpo PaulistaSaúde

Campo Limpo Paulista apura caso de criança usando copo plástico em inalador

Imagem gerou indignação para a família e administração garante a punição para a organização social

Uma criança de quatro anos usou um copo plástico de forma provisória para servir de espaçador do inalador. A cena aconteceu no Hospital de Clínicas, em Campo Limpo Paulista e a prefeitura abriu sindicância para apurar o caso e a organização social deve sofrer punições.

Tudo começou quando a mãe da criança relatou que a filha passou mal e tinha um quadro gripal. O atendimento sobre uma suspeita de pneumonia foi feito. Era necessário fazer um procedimento com aparelho de inalação três vezes a cada 20 minutos. Em seguida, ela deveria passar por um exame de raio X e retornar com o médico.

Contudo, não havia o espaçador para fazer o serviço e uma enfermeira teria dito que era necessário improvisar um copinho. A mãe garantiu que isto não daria certo, mas a enfermeira disse que “não era 100% eficaz, mas é o que a gente tem para trabalhar no momento”.

Ainda segundo a mãe, a enfermeira respondeu que “hospital até tem o espaçador, porém, não tem profissionais para fazer a esterilização, a higienização deste aparelho, e a quantidade de espaçador que o hospital tem não é suficiente”. Outras pessoas também passaram pelo mesmo procedimento.

Prefeitura e Organização Social

Em nota, a Prefeitura informou que na quarta-feira (22) abriu uma sindicância para apurar o caso. Em nota, a administração municipal informou que tomará todas as medidas cabíveis, incluindo uma punição à organização social que administra o Hospital de Clínicas.

“O órgão também reforça que repudia esse tipo de atitude e que o acontecimento não interfere no desempenho da equipe do hospital”, diz o texto.

A Secretaria Municipal de Saúde deve começar a ouvir ainda nesta semana os funcionários do Hospital de Clínicas da cidade e também a direção da ANSS, que é a responsável pela administração da unidade.

Procurada, a organização social que administra o hospital disse que tomou conhecimento do ocorrido na quarta-feira, através de publicações nas redes sociais. “Imediatamente foi aberta sindicância, na forma da lei, para a apuração da veracidade das fotos, sobre o local onde foram tiradas, sobre eventual responsabilidade de colaboradores dessa entidade”.

A ANSS reiterou a condição de organização social de saúde responsável pela gestão do Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista, “e de cumpridora de todas as obrigações legais, sociais e humanitárias dos pacientes sob seus cuidados, de forma que não pactua e jamais pactuaria com os atos supostamente efetivados nas fotos apresentadas”.

Além disso, a ANSS afirmou que todos os equipamentos necessários para o correto atendimento dos pacientes do hospital estão disponíveis nos estoques, “o que causa ainda mais estranheza e possível falta de veracidade das imagens em tela”.

LEIA TAMBÉM

OAB SP promove seminário sobre fim de despejos e desocupações em áreas urbanas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios