Região de Jundiaí vai contar com sinal 5G
A Anatel liberou o sinal para alguns municípios. Saiba como ela vai funcionar
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberou o sinal do 5G para algumas cidades da Região de Jundiaí. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) e a solicitação das empresas já poderá ser feito a partir de terça-feira (2 de maio).
Entre os municípios contemplados estão Campo Limpo Paulista e Itupeva, que passam a contar com a faixa de 3,5 GHz.
O 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela traga mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduza o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis.
A quinta geração de internet móvel também promete a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo e relógio, por exemplo. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.
Uma vez aprovada, as antenas serão ligadas e o sinal poderá ser oferecido pelas operadoras aos seus clientes. A decisão de já começar a oferecer o 5G nos municípios de pequeno e médio porte é facultativa às operadoras.
Ao todo, 964 municípios estão com a faixa 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G, sendo o total de 131,5 milhões de brasileiros, o que corresponde a 62% da população do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Justiça determina suspensão do Telegram em todos os estados do país